Saúde e Segurança no trabalho

A Veolia comprometeu-se a disponibilizar uma maior protecção a todos os trabalhadores contra os riscos profissionais e a melhorar a segurança no local de trabalho. É por essa razão que mais de 36% dos programas de formação de colaboradores em 2013 se fixaram na saúde e segurança no trabalho.

01b_securite_sante_travail_1

Melhorar a prevenção, saúde e segurança

CSR Performance Digest 2014
PDF - 5.76 MB
Veolia opera em todo o mundo, servindo as autoridades públicas locais e as empresas industriais.

A Veolia está consciente de que melhorar a saúde e a segurança no trabalho beneficia simultaneamente o desempenho do Grupo e o bem-estar dos colaboradores.
A empresa adotou a Prevenção, Saúde e Segurança como um dos objetivos principais em curso para seus negócios e em 2013, a administração renovou o compromisso com essas medidas como uma alavanca para a mudança.
O objetivo é fortalecer a iniciativa, apoiar os esforços já em curso e envolver todos os colaboradores em todos os níveis da organização, bem como as partes externas interessadas, a fim de garantir a sua segurança física e bem-estar mental.
Mais do que uma estratégia, Prevenção, Saúde e Segurança são parte integrante das atividades e processos fundamentais de toda a Veolia.
 

Prevenção dos riscos profissionais

A Veolia implementou uma iniciativa estruturada liderada pela administração de topo que conta com o envolvimento visível de toda a cadeia de gestão, e um sistema de melhoria contínua que lhe permite cumprir os seus compromissos, atingir as suas metas e defender os princípios incluídos no seu compromisso com a Prevenção, Saúde e Segurança.

Em 01 de Julho de 2013, a Veolia assinou a Declaração de Seul da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, reconhecendo o direito fundamental do ser humano a um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Como parte dos seus compromissos, a Veolia promove a abordagem da melhoria contínua para Prevenção, Saúde e Segurança defendida pela declaração, treina as partes interessadas e promove o diálogo empregado-empregador sobre o assunto.

Além disso, as práticas inovadoras de saúde e de segurança on-site também foram identificados dentro do Grupo. Duas dessas práticas têm sido reconhecidas por prémios de inovação social, sublinhando como a segurança permeia todos os aspectos da política de relacionamento dos colaboradores da Veolia.
 

Números-chave
 

Mais de 36% dos programas de formação são focados na segurança

Veolia monitoriza e gere os seus recursos humanos através de uma série de cerca de 200 indicadores de desempenho compilados por mais de 900 correspondentes em 85 países.