Quem Somos

Mensagem da Administração

A Veolia está atenta aos maiores desafios presentes e futuros do desenvolvimento sustentável regional e urbano, desde a conservação dos recursos naturais até ao combate às alterações climáticas, disponibilizando e promovendo soluções sustentáveis e equitativas nos 48 países onde está presente, tem sido assim em Portugal desde 1992 e globalmente há mais de 160 anos.



José de Melo Bandeira – Country Manager, Veolia Portugal.

Hoje como Veolia estamos melhor capacitados para responder ao desafio global e local, que o crescimento da população e o fenómeno da urbanização coloca sobre o ambiente e o clima, sobretudo pela pressão sobre os recursos primários. Passar de 7 a 9 mil milhões de habitantes com 70% em cidades, implica que o desenvolvimento futuro tenha de ser mais inventivo, interventivo, responsável e eficaz. Hoje o desafio está sistematicamente em recuperar e reciclar a água, valorizar os resíduos, e tornar mais eficiente o processo de produção e utilização da energia.

Hoje identificamos dois grandes grupos de famílias de clientes, as cidades e as indústrias, as cidades porque necessariamente terão de gerir de maneira inteligente todos os serviços de água, toneladas de resíduos e produção e consumo de energia, a atratividade de uma cidade e a sua sustentabilidade dependerá disso; as indústrias têm o desejo de sustentabilidade das suas atividades e o reconhecimento dos clientes, a inovação no melhor aproveitamento dos recursos primários e secundários será determinante.   

A Veolia através dos seus colaboradores coloca as suas competências ao serviço das comunidades. A Energia, eficiência e performance na produção e no consumo, melhor mix escolha das energias primárias com introdução das renováveis, melhor gestão e operação das instalações. Os Resíduos, gestão do ciclo dos resíduos banais ou perigosos, líquidos ou sólidos, industriais ou municipais, com vista ao melhor reaproveitamento e valorização sobre a forma de energia. A água, o ciclo da água com o desafio do reaproveitamento e da reciclagem.

Através destas referências e competências, presentes nos cinco continentes, 200 000 pessoas fazem do desenvolvimento sustentável das cidades e industrias a atividade diária, das mudanças climáticas e da recuperação dos recursos a motivação para garantir melhores resultados, e da fragilidade dos sistemas e biodiversidade um compromisso de contribuírem para a sua preservação.

Esta aposta passa por continuarmos a estabelecer relações duráveis e desafiantes com os nossos clientes, recorrendo à inovação e melhorias para conseguir fazer muito mais e melhor, garantindo sempre os melhores resultados da nossa atividade.

Consideramos que estamos preparados para responder aos setores que irão colocar enormes desafios ao ambiente e ao planeta, o desmantelamento de grandes equipamentos, navios, aviões, e instalações industriais; as poluições difíceis radioativas, químicas e derivados do petróleo; a industria agroalimentar pela resposta que terá de dar ao crescimento da população sem pesar no ambiente; a industria petrolífera e gasista que pela sua natureza vão continuar a ser determinantes, embora tenha de encontrar caminhos para o fazer de uma forma respeitadora do planeta; a industria mineira pelo desafio da pressão sobre os recursos e a sua sustentabilidade.

Os desafios serão uma constante, preservarmos o planeta assim o obriga, e assim teremos de com as pessoas, entenda-se competências, responder com soluções inovadoras, e cada vez mais introduzir-se a lógica da economia circular, medindo e informando os resultados do aproveitamento e reciclagem matérias secundárias, como os resíduos e águas residuais, valorizando-os em energia ou em novos materiais para serem reintroduzidos nos ciclos produtivos.

Como Veolia, temos a sorte de ter as competências e as ferramentas, que nos permitem ser um contribuinte importante para as soluções que garantem maior eficiência e gestão dos nossos recursos, e lutar para ter um melhor planeta.

Sejam bem vindos à Veolia !       

José de Melo Bandeira