Gestão de Resíduos
24 novembro 2014

A Produção de electricidade através da biomassa Urbana em Portugal

A Veolia aconselha os seus clientes a adotar soluções mais eficazes energeticamente, garantindo simultaneamente o reforço dos seus ativos e prevenindo os riscos ambientais.

Uma das atividades que a Veolia mantém em Portugal é a valorização energética através da incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
 
portambiente














Este é um processo controlado e automatizado que trata simultaneamente os resíduos indiferenciados térmicamente, possibilitando adicionalmente a produção de energia elétrica, através do vapor gerado pela combustão. A Port’Ambiente (empresa operada pelo grupo Veolia em Portugal) assegura esta prestação na central de valorização energética LIPOR II, situada na Maia. Tratando e valorizando 1.200 toneladas de resíduos sólidos diariamente, através de 2 linhas individuais de incineração, cada uma com uma capacidade de tratamento de 200 000 toneladas /ano, e um grupo turbo-alternador para a produção de 26,5 MW de energia elétrica.
 
portambiente 2














Em funcionamento desde 1999, e com um planeamento processual com cerca de 300 variáveis e um controlo ambiental rigoroso, esta central tratou mais de 5,5 milhões de toneladas de biomassa urbana ao longo dos anos de funcionamento da instalação, mais um exemplo do serviço de excelência e de uma parceria win-win da Veolia com os seus clientes.
Este é mais um exemplo da demonstração de satisfação que os nossos clientes com elevados valores de exigência a nível energético e ambiental continuam a depositar nas empresas do grupo Veolia.
 
  • kf-biomassa-1
  • kf-biomassa-2
  • kf-biomassa-3
  • kf-biomassa-4