Gestão de Resíduos

Valorização energética

Dos resíduos à energia a Veolia apoia a crescente procura por energias renováveis e, sempre que possível, desenvolve soluções para o fornecimento de energia verde para seus clientes.


Calor

A energia gerada pela combustão de resíduos não-recicláveis produz electricidade e calor à indústria local ou a necessidades de energia doméstica.
O processo “De Resíduos para Energia”, ajuda a conservar combustíveis fósseis, limitar as emissões de gases de efeito de estufa e a reduzir o volume de resíduos enviados para aterros.

Em todas as suas instalações de transformação de resíduos em energia, a Veolia aplica as normas estabelecidas pela legislação europeia, incluindo a conformidade com os valores-limite para as emissões de gases de combustão.

 

Biogás

O desenvolvimento de técnicas operacionais eficientes e a utilização sistemática de biogás aumentaram agudamente a recuperação do biogás emitido por fermentação de resíduos.
A Veolia patenteou um sistema de gestão automatizada de redes de coleta de biogás chamado Methacontrol®, que é usado para ajustar continuamente o funcionamento da rede de coleta. Este processo aumenta significativamente a quantidade de biogás recolhido em comparação com um método de ajuste manual.

A Veolia também desenvolveu sistemas de digestão anaeróbia: seca para resíduos urbanos, molhada para os resíduos das indústrias agrícolas e de processamento de alimentos.
 
 

Combustível sólido recuperado

A Veolia está envolvida no desenvolvimento do setor de combustível sólido recuperado (SRF), a partir de resíduos de combustível (solid recovered fuel - SRF). SRF é o lixo seco, não perigoso, que pode ser utilizado como combustível para a co-incineração em instalações, tais como fornos de fábricas de cimento.

O SRF fornece uma forma de recuperar uma fração significativa de resíduos urbanos ou de resíduos industriais não perigosos, enquanto ao mesmo tempo satisfaz a procura crescente da indústria por energia.