Transformar resíduos em energia renovável

A Veolia desenvolveu o primeiro sistema de secagem do mundo para torragem de café para a Douwe Egberts Master Blenders (DEMB).
energy

Netherlands

UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA RECICLAR BORRAS DE CAFÉ

Na sua fábrica em Joure na Holanda, a DEMB (antiga Sara Lee) pretendia reduzir o custo de produção das grandes quantidades de vapor necessário para fazer café instantâneo e licores. A Veolia iniciou o desenvolvimento de uma solução de custo eficaz para apoiar o aumento da capacidade de produção da fábrica, reduzindo simultaneamente a sua pegada de carbono e enfrentando o desafio crítico da reciclagem de subprodutos dos processos de produção.
 

UM COMBUSTIVEL LIMPO E COMPETITIVO

Na sequência de um estudo aprofundado, a Veolia desenvolveu um sistema de secagem e combustão inovador e único no mundo, com uma caldeira de biomassa alimentada por resíduos de borra de café a partir do processo de fabricação. Estes resíduos são queimados para produzir vapor. A Veolia também foi contratada para fornecer a gestão técnica abrangente das utilidades industriais, (vapor, ar comprimido e água fria) em parceria com a Veolia Águas para o tratamento de águas residuais. 
 
 
Wiebe Jongsma
Diretor Técnico da DEMB para a fábrica de Joure na Holanda
 

Antes do projeto Veolia, as nossas duas principais fontes de energia eram o gás e borras de café numa pequena escala . A Veolia tem-nos ajudado a poupar gás natural utilizando mais borra de café. Isto levou-nos a economias de entre € 1 e € 2 milhões. "

 
 

Números-chave

  • Redução anual de 70% das emissões de CO 2  da fábrica, no total 14 mil toneladas

 

Vantagens para o cliente

  • Diminuição da factura energética e dos custos de produção
  • Recuperação de um subproduto do processo de produção
  • Utilidades industriais fiáveis

 

Solução

  • A produção de energia a partir da biomassa (com base num subproduto do processo de produção)

Saiba como Veolia está a transformar o mundo 
> Veja como estamos a transformar resíduos em matérias-primas secundárias
 

3.000 t / ano de borra de café usada ​​utilizada como fonte de energia

Diminuição da pegada de carbono