Zero resíduos líquidos na maior fábrica do mundo de liquefação

A Veolia desenvolveu um processo original de reciclagem para a água gerada durante a transição de gás-para-líquido para uma reutilização de 100% nas instalações industriais.
water

Qatar

ZERO RESÍDUOS LÍQUIDOS NO GÁS LIQUEFEITO

A Pearl GTLA, no complexo de Ras Laffan, no Qatar, é a maior fábrica de gás liquefeito no mundo. Produz diariamente 140 mil barris de equivalente de petróleo, dos quais 120.000 são convertidos em gás natural liquefeito e etano. Vontade expressa pela Shell e a sua parceira, a Qatar Petroleum: ter uma instalação exemplar emitindo zero resíduos líquidos e operando em circuito fechado.

 

OPTIMIZAÇÃO DO CICLO DE ÁGUA

Como parte de uma joint venture, que incluiu a empresa italiana Saipem e a qatariana Al Jaber, a Veolia foi selecionada para projetar e construir uma instalação de tratamento de efluentes que utiliza um processo biológico, seguido por ultrafiltração, osmose inversa e evaporação / cristalização, para tratar 45 mil metros cúbicos de água por dia. A água é então reutilizada no processo de produção da fábrica; nenhum efluente líquido é descarregado no meio ambiente.
 
 

Thierry Froment
Diretor Geral - Oil & Gas, Veolia Water Solutions & Technologies
 

"A Veolia é a única empresa no mundo capaz de fornecer uma garantia de" Zero resíduos líquidos” numa instalação deste porte, utilizando as suas próprias tecnologias”.

 
 

Vantagens para o cliente

  • Estrita conformidade regulatória
  • Menor impacto ambiental
  • Maior aceitação da comunidade

 

Solução

  • "Zero descargas líquidas", tratamento de efluentes e reciclagem: engenharia de concepção e construção

Saiba como a Veolia está a renovar o mundo 
> Veja como estamos a transformar resíduos em matérias-primas secundárias

100% da água é tratada e reutilizada no local

Menor pegada ambiental