Faz Música no Ecocentro

A Veolia e o Município de Aveiro desafiam os alunos e professores do 1º ciclo: vamos criar juntos um hino para o Ecocentro Municipal de Aveiro?


O Ecocentro Municipal de Aveiro está ao serviço de todas as famílias de Aveiro desde 14 de junho de 2022. Queremos que todos o fiquem a conhecer e que compreendam a sua importância.

No Ecocentro os resíduos vão ganhar uma nova vida, transformar-se em novos produtos!

E dessa forma ganhamos todos: ruas mais limpas, um Planeta com mais recursos e um Futuro melhor para todos


Juntem-se a nós e vamos criar um hino para ecoar pela cidade esta mensagem.

 

 

A minha turma quer receber a atividade, como fazemos?

Para receber a atividade é apenas necessário que o professor responsável preencha o formulário disponível aqui (1).

Esse formulário será rececionado e tratado pela equipa da Veolia, que confirmará a data de realização da atividade.

 

 

Se me inscrever na atividade, tenho também de participar nos desafios?

Não. Todos os desafios são de livre escolha. Ao se inscrever está só a garantir a receção de uma ação de sensibilização sobre o Ecocentro Municipal de Aveiro.

Na sala de aula, a equipa da Veolia irá dar a conhecer a importância e utilidade do Ecocentro, como inspiração para a letra do hino. Será mostrado o refrão e o primeiro verso, de forma a dar o ponto de partida para a construção do hino (2).

No fim da atividade, será lançado o desafio à turma para contribuir para a letra final do hino do Ecocentro (3). O contributo pode ser só um verso, ou mais do que um se for essa a vontade da turma. A participação deste desafio é livre escolha, podendo as turmas optarem por não aceitar o mesmo.  

As turmas que responderem positivamente deverão enviar os seus contributos até ao dia 08 de abril. Estes serão trabalhados pela Oficina de Música de Aveiro (OMA), que irá finalizar o hino até ao final de abril. A versão final será enviada para todas as turmas.

A todas as turmas que contribuíram com a letra, será lançado o desafio de participarem no concurso de criação de um videoclip para o hino do Ecocentro (4). A participação no concurso é livre escolha, podendo as turmas optarem por não aceitar o mesmo.  

A eleição será realizada por avaliação de um júri, que irá selecionar vídeos finalistas e vídeo vencedor. O anúncio dos vencedores será efetuado no evento EcoAventura 2023.

Em qualquer momento, a equipa da Veolia encontra-se disponível para auxiliar ou prestar qualquer esclarecimento, através do endereço [email protected]

 

O que é o Ecocentro?

É um parque de receção de resíduos de grandes dimensões, composto por diversos contentores adequados para a deposição de resíduos e um serviço de acompanhamento personalizado, que se encontra aberto aos munícipes para que possam entregar os seus resíduos.

Para ficar a saber mais sobre o Ecocentro Municipal de Aveiro e os resíduos que se pode entregar, clique aqui.

Como posso contribuir para o hino?

Em parceria com a Oficina de Música de Aveiro (OMA), foi criada uma música para o hino do Ecocentro, bem como o início da letra e o refrão. O objetivo é que as turmas possam contribuir de forma a concluirmos a letra do hino em conjunto. 

Na visita da equipa da Veolia às turmas, será apresentada a base do hino com a qual vão trabalhar e será explicado mais detalhadamente como podem enviar o seu contributo.

Quando a letra do hino estiver concluída, será gravada a versão final do hino, cantado e tocado pelos alunos e realizado um concerto no EcoAventura 2023.

Quando e como faço para enviar os meus contributos para a letra do hino?

Os contributos devem ser enviados para o endereço [email protected] até ao dia 08 de Abril.

Como será gravado o hino e preparado o concerto no EcoAventura?

Os alunos serão convidados a participar em workshops de produção de instrumentos e nos ensaios para a gravação final do hino e para o concerto.

No caso de haver um número demasiado elevado de alunos interessados, será feita uma seleção aleatória por escola, de forma a garantir a representação das várias escolas do município.

Os workshops e ensaios serão assegurados pela escola de música e artes performativas OMA.

Em tempo oportuno, serão dadas mais informações sobre os workshops.

Se contribuir para a letra do hino, tenho também de participar no concurso do Videoclip?

Não,  a sua participação será de livre escolha.

O desafio será lançado a todas as turmas que participaram na atividade "Faz Música no Ecocentro", no seguimento do envio do hino já completo e nessa altura será dada toda a informação.

Onde posso consultar o regulamento do concurso do videoclip?

O regulamento será oportunamente divulgado neste página.

Ainda tenho dúvidas sobre o desafio, como posso esclarecer?

Qualquer questão adicional poderá sempre ser endereçada para [email protected]

Sempre que as questões que surjam possam ser genéricas e partilhadas por mais professores, a equipa da Veolia complementará este espaço de perguntas e respostas com mais informação.

 


Faz Música no Ecocentro é o projeto de educação ambiental desenhado pela Veolia e pelo Município de Aveiro, incluído no PAEMA 2022/2023 e dirigido às turmas do 1º ciclo.