Serviços essenciais para a transição ecológica

Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna possível a existência de vida na Terra têm origem na Natureza. Com o Propósito de garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos, a Veolia assume o compromisso de colocar as suas soluções ao serviço da preservação da natureza e da biodiversidade. 

 

A biodiversidade, os ecossistemas e o seu equilíbrio têm de ser preservados. Os setores de atividade onde intervém a Veolia (água, resíduos e energia) estão diretamente ligados aos meios e ecossistemas naturais (água, ar, solos) e contribuem para proteger o ambiente nos territórios onde está presente.

O tratamento de água para a sua devolução ao meio recetor em condições ambientalmente corretas, o tratamento adequado dos resíduos limitando a contaminação dos solos, a procura de soluções de energia mais eficientes e geradoras de menos emissões de CO2 favorecendo o combate às alterações climáticas - são exemplos de serviços essenciais prestados pela Veolia em todo o mundo - e em Portugal também - com impacto direto na proteção da Natureza e equilíbrio dos seus ecossistemas. O compromisso da Veolia com a Natureza e a Biodiversidade é parte integrante do seu Propósito: combater as várias formas de poluição e acelerar a transformação ecológica.

 

HOJE Já sabemos que sem inventar nada - ou seja, com as soluções já conhecidas e testadas - e com necessidades de investimento sustentadamente decrescentes, poderemos reduzir em 30% as emissões de CO2 nos setores tradicionais.

 

 AMANHÃ A Transição Ecológica e a Transformação Digital vão ter um papel fundamental e prioritário no relançamento e modernização da economia. O investimento em tecnologias verdes e a integração de sistemas digitais, irão contribuir para a resiliência das cidades e a sustentabilidade dos recursos.

O nosso Planeta e a nossa sociedade encontram-se hoje num momento histórico de viragem. Nunca antes estivemos tão conscientes das emergências ambientais e climáticas e do impacto que estas causam na nossa vida. 

Numa altura de reflexão, em que somos confrontados com a crise global da pandemia, somos obrigados a elevar o nosso sentido de responsabilidade perante as questões ambientais, e é nesse sentido que a Veolia procura encontrar soluções para apoiar os seus clientes no seu caminho para a Sustentabilidade Ambiental, sendo inevitável revisitar os seus planos para a transição ecológica. 

Esta transformação está já em curso e os próximos anos serão provavelmente, em muitos aspetos, os mais dinâmicos de toda a história. Será imperdoável para os decisores se não conseguirem alterar o modelo anterior de desenvolvimento, ineficaz e poluente. Inversamente, será reconhecida a sua capacidade de contribuir para um novo amanhã mais resiliente, inclusivo e sustentável.

 

Depois de uma paragem à força da economia mundial devido à pandemia por COVID-19, todos os olhos se voltam para um “novo amanhã”. Por um lado, os sistemas produtivos e de consumo precisam de ser rapidamente reativados para amortecer uma crise económica sem precedentes. Por outro lado, é exigida uma mudança radical de paradigma à atividade económica.

A comunidade científica acredita em pandemias reincidentes se não formos capazes de alterar práticas económicas prejudiciais para o ambiente. É preciso conciliar a recuperação económica com a proteção do planeta. A saúde do planeta é o garante de saúde pública.

Preparado para agir?


Mobilizados para prestar serviços essenciais #paraaNatureza, #paraasPessoas e #paraaRetoma

 

Como Resourcers, os especialistas da Veolia celebram a Natureza e o contributo das soluções da Veolia e dos seus serviços essenciais para a sua proteção.  E se é bom para a Natureza, é bom para as pessoas e para as empresas, em particular nesta fase de retoma.

 

 

A recolha e tratamento adequados dos resíduos permitem evitar focos de poluição, terrestre e aquática e a sua valorização em novos recursos combate o desgaste dos recursos naturais.

Em Portugal, a Veolia possui três centros operacionais dedicados à recolha, tratamento e valorização de resíduos, contribuindo para a apoiar as indústrias na implementação de projetos de economia circular.

Mais sobre as soluções Veolia para gestão de resíduos aqui 

Portugal comprometeu-se internacionalmente, no âmbito do Acordo de Paris, com o objetivo de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa por forma a que o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera seja nulo em 2050. A este objetivo deu-se o nome de “neutralidade carbónica”. Este compromisso para a neutralidade carbónica posiciona o nosso país entre aqueles que assumem a liderança no combate às alterações climáticas. A descarbonização profunda da economia exige o envolvimento alargado e a colaboração de todos os atores: indústrias, cidades e serviços.

Mais sobre soluções Veolia de cogeração e otimização energética aqui

A valorização dos biorresíduos consiste em utilizar este resíduo para a produção de biogás, através da metanização, ou como fertilizante agrícola, por compostagem. Os benefícios deste último são inúmeros: devolver resíduo biodegradável ao solo nutre as plantas graças aos seus fertilizantes ricos em azoto e fósforo, e enriquece o solo com carbono.

Mais sobre a valorização orgânica de resíduos aqui

É longa - mas em permanente renovação - a experiência da Veolia na reutilização das águas residuais para preservar este recurso e os ambientes aquáticos: em Windhoek (Namíbia), região muito afetada por stress hídrico, a Veolia recicla as águas residuais para garantir a continuidade do abastecimento de água às populações; em Durban (África do Sul), o Grupo recicla 98 % das águas residuais da estação SWTW. Uma vez tratadas, as águas residuais alimentam os processos de produção das indústrias locais. Em Portugal, é sobretudo na indústria que a Veolia tem desenvolvido projetos de reutilização de águas residuais para autoconsumo.

A Veolia também intervém ao nível da engenharia e construção de edifícios, sobretudo grandes edifícios de utilização pública (hospitais, centros comerciais, hotéis, ..) e industriais, dotando-os das instalações necessárias à saúde e conforto dos seus utilizadores, mas também de soluções inteligentes para uma maior eficiência energética, tendo em vista a redução da sua pegada de carbono.

Mais sobre soluções de retrofit de instalações e equipamentos que podem melhorar a sua eficiência aqui

 

A Veolia contribui para todos os 17 ODSs a diferentes níveis

e tem um impacto direto - através do seu desempenho social, ambiental e comercial - em 10 deles.