World Toilet Day 2020: Veolia luta pelo direito ao saneamento para todos

Mais de 4 mil milhões de pessoas no mundo ainda não dispõem de instalações sanitárias e de saneamento dignas e ambientalmente adequadas! Este número impressionante está a aumentar devido à crescente disrupção causada pelas alterações climáticas - cheias, secas, subida do nível da água do mar -, que ameaçam os sistemas atuais de saneamento e estações de tratamento de águas residuais. No World Toilet Day 2020, a Veolia reforça o seu compromisso com e coloca as suas soluções ao serviço do objetivo do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas de "água potável e saneamento para todos até 2030".

O saneamento é um serviço público essencial, e em conjunto com o acesso a instalações sanitárias adequadas, é um fator chave para a saúde, a educação e o desenvolvimento sustentável. Contudo, mais de 4 mil milhões de pessoas no mundo ainda não dispõem de instalações sanitárias e de saneamento dignas e ambientalmente adequadas. Só na Europa, 10 milhões de pessoas vivem sem acesso a instalações sanitárias. Estes números lembram-nos que a cooperação internacional ainda não conseguiu alterar esta realidade. As razões são bem conhecidas: necessidades de investimento, a dificuldade de organizar e cobrir os custos do serviço e menores expetativas das populações comparando com a água potável.

 

Acelerar o acesso a saneamento para todos

A Veolia assume o compromisso com a prestação e manutenção de serviços essenciais para a saúde e o progresso humano.

O acesso ao saneamento para todos está no centro da sua estratégia. O Grupo é particularmente a favor de políticas focadas nas comunidades mais desfavorecidas.

A Veolia aposta na inovação para tratar poluição perigosa e intervém em situações de emergência, fazendo uso da sua experiência e competências na manutenção de serviços essenciais. O seu compromisso com uma performance multifacetada reflete-se em 18 indicadores auditados por entidades independentes. Um dos indicadores do desempenho de âmbito social é o número de habitantes que beneficiam de acordos inclusivos para o acesso à água potável e serviços de tratamento de águas residuais.

 

Apesar do progresso alcançado, a realidade está ainda longe do objetivo. Assim, a Veolia defende o Direito à Água e Saneamento, e que a legislação deve ter este direito em consideração. O Grupo assinou recentemente a declaração pela promoção do acesso a instalações sanitárias dentro do quadro legislativo Europeu.

 

Em diversos países, os governos dependem da participação do setor privado para atingir os objetivos de tratamento de águas residuais. É neste contexto que entidades locais confiam na Veolia a prestação técnica, financeira e social de soluções específicas para cada território. Por exemplo:

  • Em Tangier, Marrocos, através da sua subsidiária Amendis, a Veolia trabalha pelo acesso ao saneamento como parte da iniciativa nacional para o desenvolvimento humano (INDH): este programa de integração social permitiu conectar 294.000 residentes com baixos rendimentos, aumentando a taxa de saneamento de 72% em 2020 para mais de 99% hoje, um contributo positivo para a saúde e para o ambiente.
  • Em França, o Município de Bordeaux entregou à Veolia a gestão das suas águas residuais e pluviais, com uma rede de 4.200 km e seis estações de tratamento de águas residuais que servem 1,15 milhões de pessoas equivalente. Os cidadãos que o desejarem, podem-se tornar embaixadores do ambiente envolvendo-se na governance: 65 stakeholders locais associaram-se à melhoria da qualidade da comunidade. A Veolia prevê o recrutamento de oito pessoas em regime de inserção profissional para melhor informarem os utilizadores diariamente. Esta parceria é uma referência mundial da água, no centro dos desafios da ecologia humana e do desenvolvimento territorial.