Indústria Farmacêutica e cosméticos

O aparecimento de novas patologias, o aumento da procura e da exigência dos consumidores, a globalização, a digitalização do mercado e os avanços tecnológicos colocam a indústria farmacêutica num ponto de viragem. Ao mesmo tempo que é preciso garantir a qualidade máxima dos produtos, também a fidelização dos consumidores e a redução do impacto ambiental desta atividade são desafios que exigem respostas fiáveis e eficientes.

INOVAR E PRODUZIR PARA NOVOS MERCADOS

A Indústria Farmacêutica está atualmente envolvida numa verdadeira corrida pela inovação. O desafio envolve a constante renovação do seu portefólio de produtos e o lançamento de novas terapêuticas acessíveis ao maior número de pessoas possível.  Com esse objetivo, as 20 maiores empresas farmacêuticas do mundo investiram cerca de 114 mil milhões de dólares em I&D, entre 2015 e 2016. A modernização e a construção de novas linhas de produção e infraestruturas é uma realidade em todo o mundo.
Com a sua experiência na conceção e construção de infraestruturas, a Veolia fornece à indústria farmacêutica soluções completas de tratamento de água (água pura, água para injetáveis) e águas residuais e de produção de energia (biomassa, cogeração e valorização do biogás), tendo capacidade para dar resposta aos requisitos exigidos pelas entidades nacionais e supranacionais do setor farmacêutico.

 

CONTROLAR A PEGADA AMBIENTAL

Muitas empresas farmacêuticas estão a reorganizar as suas cadeias de produção e distribuição, de forma a reduzir o seu impacto ambiental e também dar resposta à preocupação dos próprios consumidores com os temas ambientais e éticos associados à produção de medicamentos.
A Veolia oferece soluções para as diversas etapas da cadeia de valor. Desde o fornecimento de materiais reciclados (purificação de solventes usados, plásticos reciclados), valorização de produtos em fim de vida, implementação de programas de economia circular (ecodesign, recolha seletiva) até à produção de energias de base renovável e redução das emissões de carbono nas respetivas fábricas.

EXCELÊNCIA OPERACIONAL

A indústria farmacêutica está sujeita a regulamentação exigente, que necessita de uma excelência operacional ao nível dos processos produtivos.
Há muitos anos que a Veolia fornece à indústria farmacêutica serviços para a gestão global de resíduos que permitem controlar riscos ambientais e dar cumprimento à legislação.

O Grupo também disponibiliza aos seus clientes uma gestão integrada das áreas de negócio complementares através de contratos multi-serviços.  Estas soluções (água, energia, resíduos e facility management) são desenvolvidas juntamente com os clientes, garantindo que poderão trabalhar com os melhores especialistas de negócio da Veolia num contexto de parcerias de  3 a 7 anos.  

Tendo em conta os mais elevados níveis de compliance, desde a investigação, passando pelo desenvolvimento e até à produção final, a Veolia apoia a indústria farmacêutica na conciliação dos bons resultados económico-financeiros e a sustentabilidade ambiental.