Proteger a Natureza: concurso de fotografia envolve colaboradores de todo o mundo

Já são conhecidas as dez fotografias vencedoras de um concurso interno organizado pela Veolia na ocasião do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho). Em todo o mundo, os colaboradores do Grupo partilharam fotografias que retratam o seu compromisso para com a natureza; uma iniciativa apoiada pelo United Nations Environment Programme (UNEP). 

 

Proteger a Natureza: mostrar a sua beleza

O concurso interno, que decorreu entre 5 de junho e 5 de julho, desafiou os colaboradores da Veolia a partilhar as suas melhores fotografias da natureza e como as soluções do Grupo contribuem para a sua proteção. Mais de mil fotógrafos amadores e entusiastas de entre os colaboradores do Grupo e membros da Comunidade Google Resourcers Act for Nature aceitaram o desafio e dinamizaram a iniciativa: Bulgária, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, França, Japão, Marrocos, Peru, Portugal, etc.
As dez fotografias vencedoras, juntamente com as “menções honrosas”, foram selecionadas por um painel de sete especialistas, incluindo um elemento de La REcyclerie, um elemento do United Nations Environment Programme e representantes dos departamentos de Estratégia, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação do Grupo Veolia. Estas fotografias estarão expostas na REcyclerie em Paris até ao início de Outubro, assim como nas instalações do Grupo, redes sociais e website das Nações Unidas.

 

Proteger a Natureza: as dez soluções da Veolia representadas

A Veolia atua no sentido de acelerar a transformação ecológica, combater a poluição, e maximizar o impacto positivo no ambiente. As atividades do Grupo - na água, energia e resíduos - estão ligadas aos ecossistemas naturais - água, ar e solo.

Nesta exposição estão presentes as dez soluções da Veolia para a Natureza:

1 - Purificar a água em ambientes naturais, tratando as águas residuais e preservando a flora e a fauna locais.
2 - Reutilizar as águas residuais de forma a preservar recursos e ambientes aquáticos.
3 - Recolher e valorizar plásticos para combater a poluição do solo e da água e as alterações climáticas.
4 - Tratar resíduos perigosos para evitar que os poluentes mais complexos contaminem ambientes naturais (ar, água e solo).
5 - Utilizar soluções de baixo carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas e a degradação da biodiversidade.
6 - Desenvolver a compostagem de resíduos orgânicos para o enriquecimento ecológico do solo.
7 - Restaurar ecossistemas para a proteção de ambientes naturais, adaptação aos efeitos das alterações climáticas e preservação dos recursos da Natureza.
8 - Desenvolver a gestão ambiental dos nossos centros para proteger a biodiversidade e os ecossistemas locais.
9 - Desenhar bairros ecológicos para responder a desafios ambientais e sociais e contribuir para o bem-estar das comunidades.
10 - Sensibilizar colaboradores, subcontratados e público em geral para a importância de proteger a biodiversidade.

 

Os Resourcers portugueses também aderiram a esta iniciativa

 


 

Acelerar a transformação necessária para alcançar a Agenda 2030
Veolia Portugal mobilizada para prestar serviços essenciais