Resíduos, Energia e Água - uma proposta integrada rumo à transição ecológica

 

Na definição de uma estratégia para a sustentabilidade e neutralidade carbónica é uma importante mais-valia abordar os resíduos, a energia e a água de forma integrada: potenciando as sinergias e maximizando os resultados.

 

 

Quando uma empresa concebe e estabelece uma estratégia de sustentabilidade para o seu negócio enfrenta um exercício especialmente complexo e por isso, por vezes, parece mais simples tratar os diferentes recursos - água, energia e resíduos - de forma separada.

No entanto, não raras vezes acontece que uma solução implementada para uma vertente da atividade pode gerar um impacto adverso noutra. Por exemplo, tratar um subproduto (um resíduo, um efluente,...) de forma a poder ser reintegrado na cadeia produtiva e dessa forma ser indutor de uma circularidade é algo que normalmente gera aumentos nos consumos energéticos. E nada pode ser mais frustrante para uma empresa que se quer posicionar na linha da frente da transição ecológica perceber a meio do caminho que a estratégia seguida para uma das áreas impacta de forma menos positiva o atingir global das metas.

 

Uma abordagem integrada - resíduos, energia e água - pode nesse sentido ajudar a uma estratégia mais sustentada, potenciando sinergias e maximizando os resultados. 

Na Veolia temos essa visão e ao longo dos anos e das diversas geografias onde estamos presentes fomos acumulando a experiência e as competências nas três áreas que nos permitem dar essa resposta integrada na construção de uma estratégia para a transição ecológica do seu negócio: analisamos os sistemas inerentes às três áreas e propomos melhorias sempre com essa visão multifacetada. 

 

Visão integrada mas não standard

Cada negócio, cada indústria, cada edifício, cada cidade, é detentor de especificidades que exigem sempre uma análise diferenciada. 

A legislação é cada vez mais específica e exigente, os recursos humanos e técnicos cada vez mais diferenciados, pelo que na Veolia sabemos quão importante é escutar as necessidades específicas do cliente e com ele encontrar soluções realmente adaptadas aos seus objetivos, e não apenas soluções genéricas. 

Pela experiência que temos nos mais diversos mercados e também nos mais diversos pontos do globo, levamos connosco um portefólio de soluções já experimentadas que ajudam muitas vezes a acelerar os processos e a dar confiança. Essa visão abrangente ajuda-nos também a ver o seu negócio num contexto não isolado, ajudando-o a encontrar oportunidades e parcerias com outras empresas, em áreas como a partilha de recursos para maximizar eficiências ou a economia circular (os resíduos de uns podem ser os recursos de outros).

O que podemos fazer por si?

  •  Avaliar o estado dos equipamentos e analisar consumos energéticos, de água e as várias fileiras de resíduos produzidos

  • Com base nos dados levantados e outros existentes na sua empresa, definir soluções orientadas para a redução de consumos e otimização dos vários processos (energia, água e resíduos)

  • Construir cenários para um roteiro integrado rumo à neutralidade carbónica e para a circularidade de recursos

 

VAMOS CONVERSAR?

Se quiser saber como podemos ajudar o seu negócio a preparar-se para a transição ecológica não hesite em contactar-nos.

A melhor forma de começar é...começar!