Ao redor da Ibero-América

 

AVISO

A data de envio de candidaturas da edição de 2021 terminou a 31 de julho.

As candidaturas foram avaliadas e os resultados da 1ª fase fforam comunicados a 3 de setembro aqui

 

________

 

Ao redor da Ibero-América é um programa de educação ambiental promovido pela Veolia desde o ano de 2012 em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), orientado para alunos do 5º ano de escolaridade, entre os 10 e os 11 anos. 

Desde o início do programa que já foram abrangidos mais de 200.000 estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Perú, a que se juntam em 2021 Espanha e Portugal. Neste programa são abordados temas como a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade, a economia circular, as energias renováveis, a reciclagem, entre outros. 

 

 

 

 

Em que consiste o programa?

A Veolia trabalha em conjunto com a OEI no desenvolvimento de  uma campanha educativa, focando a cada ano numa temática diferente.  A campanha inclui conteúdos para os professores e para os alunos como sugestão de trabalho e atividades para desenvolver em contexto de aula. Cada aluno pode, com os conteúdos aprendidos e temas trabalhados, desenvolver um projeto individual e apresentá-lo a concurso. Cada país seleciona três finalistas nacionais, que entram numa fase de concurso regional (América Latina e Ibéria) que culmina com a escolha do vencedor de cada país. Até ao ano de 2019 o vencedor recebeu como prémio uma viagem a um lugar emblemático, juntando-se aos alunos vencedores dos vários países para participar em diversas atividades, sendo protagonistas de uma experiência única, que lhes permite conhecer outras culturas. 

 

Em contexto de pandemia, os prémios foram adaptados no sentido de reforçar os recursos digitais dos alunos e escolas vencedores. O melhor projeto de cada país será premiado com um computador, uma impressora e um curso online com vista a melhorar as suas competências digitais. A escola do aluno vencedor será também reconhecida com a atribuição de três computadores e uma impressora. Ainda assim, em novembro, está previsto um encontro digital entre todos os alunos vencedores dos 9 países.

 

 

 

- Edição 2021 - 

“Ecossistemas sustentáveis: o que podes fazer para proteger o ambiente em teu redor?"

- Fases do concurso - 

22 de abril - Dia do Planeta Terra

O concurso é lançado em Portugal. Nesta página encontram-se disponíveis os materiais para professores e alunos, bem como o regulamento do concurso. 

Abril, maio e junho

Os professores são convidados a dinamizar em sala de aula (em modo presencial ou virtual, conforme a situação epidemológica) o tema do concurso, através da explicação dos principais conceitos associados à proteção dos ecossistemas, do debate e reflexão com os alunos e dinamização das atividades propostas nos conteúdos disponibilizados ou outras que sejam da sua iniciativa. Os alunos devem assim ficar mais conhecedores do tema e conscientes da problemática da degradação dos ecossistemas. 

Até 31 de julho

Os alunos são convidados a desenvolver um projeto que ponha em prática os conhecimentos adquiridos e que pode ser executado em casa ou na escola.  Com esse projeto podem participar no concurso "Ao redor da Ibero-América", através de um vídeo de 3 a 5 minutos que apresente o projeto e como está a ser executado. 

Regulamento disponível aqui.

Em setembro (data a comunicar)

Serão conhecidos os três melhores projetos de Portugal, que serão divulgados nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Programa Ao redor da Ibero-América juntamente com os vencedores dos outros países. Inicia-se em outubro uma fase de votação pública na rede social do Concurso que permitirá eleger o melhor projeto de cada país. O aluno vencedor receberá um computador, uma impressora e um curso online para desenvolver as suas competências digitais. A escola do aluno vencedor receberá três computadores e uma impressora.

Novembro

Entrega de prémios e encontro internacional virtual.

PRÉMIO

Escola do aluno vencedor

3 computadores e 1 impressora

PRÉMIO

Aluno vencedor

1 computador + 1 impressora + 1 curso online

PRÉMIO

3 melhores projetos

kit "cidadão sustentável"

 

 

- Redes sociais do concurso -

 

A Veolia é uma empresa multinacional (ou seja, presente em todo o mundo) e com mais de 178 mil colaboradores que se chamam "Resourcers".

Um Resourcer é alguém que se preocupa com os recursos naturais do nosso planeta e que todos os dias dá o melhor de si a encontrar as soluções para que a água e a energia cheguem a todas as pessoas e indústrias, sem prejudicar o ambiente. Procura também descobrir como tratar as várias formas de poluição (da água, do solo, do ar) para que todos possamos viver saudáveis, em harmonia com o Planeta. E depois faz uma coisa incrível: transforma resíduos em novos recursos.

Não acreditas? As embalagens de plástico e cartão podem ser transformadas em plástico e cartão para ser novamente usado, o vidro pode ser reciclado vezes sem conta, os metais que estão presentes em tantos equipamentos podem ser recuperados e ganhar uma nova vida e até os resíduos orgânicos (restos de comida, por exemplo) podem produzir energia e transformar-se em fertilizante para alimentar novamente a terra.

Faz isto e muito mais. Quem sabe um dia também vais ser Resourcer?

 

 

A OEI  - Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura é a entidade mais antiga do sistema de cooperação Ibero-Americana, com mais de 70 anos de vida.

É o maior organismo de cooperação multilateral entre países Ibero-Americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca de 500 especialistas e colaboradores espalhados fisicamente por 19 países da Ibero-América, a partir de uma sólida rede de escritórios. O escritório da OEI em Portugal foi fundado em 2017 e está sediado em Lisboa.

A OEI está comprometida com o desenvolvimento da Ibero-América, promovendo projetos de alto impacto com alcance regional, nas áreas de educação, ciência, cultura, línguas e direitos humanos, ferramentas para o desenvolvimento sustentável, geradoras de oportunidades para construir um futuro melhor para todos.  

Desenvolve as suas atividades trabalhando diretamente com os governos dos seus 23 países-membros, respondendo às prioridades identificadas e fortalecendo as políticas públicas através de programas e projetos, numa dinâmica de cooperação técnica, Sul-Sul, e Triangular, e de parceria. Faz a cooperação acontecer.