Natureza com sentidos

- proposta de atividade para pré-escolar-

Todos os elementos estão interligados - água, ar, terra, biodiversidade - e, por isso, as alterações climáticas, a insustentabilidade no uso dos recursos naturais e a perda de biodiversidade são eles mesmos potenciadores da transmissão de vírus zoonóticos (vírus que passam dos animais para os humanos, de que são exemplo o Ebola, SARs,...).

Um ecossistema natural saudável e em equilíbrio previne o aparecimento de doenças.
Temos de trabalhar em conjunto para desenvolver soluções que protejam o nosso planeta. 

Temos o dever de agir.

 

 

Sou professor(a),

o que vou encontrar nesta proposta de atividades?

 

Nesta proposta de atividades para o pré-escolar convidamos os professores a explorar com as crianças os diferentes sentidos e a forma como os encontramos na Natureza. Constitui uma oportunidade para identificar a Natureza de que tanto gostam e começar a refletir sobre como podem protegê-la.

Porque a Natureza e o Planeta comunicam connosco, as atividades encontram-se organizadas de acordo com os 5 sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar

 

 

A Natureza com sentidos é uma iniciativa da Veolia e da Câmara Municipal de Aveiro. 

Começaram por ser sessões de sensibilização realizadas em contexto presencial, a partir do ano de 2018, altura em que a Veolia iniciou a sua prestação de recolha de resíduos e limpeza urbana em Aveiro. Todos os anos letivos, os temas são renovados, assim como as atividades pedagógicas associadas para uma melhor compreensão da temática abordada.

No ano letivo 2020/2021, devido ao contexto de pandemia em que vivemos, as dinâmicas foram adaptadas para o digital e colocadas à disposição dos professores, das famílias e da sociedade em geral. O mais importante, mesmo que não possamos estar juntos, é continuarmos a fazer do nosso Planeta uma prioridade. Porque da saúde do Planeta depende também a nossa saúde!

 

Atividade 1

Vídeo com sons de elementos da natureza que geram sensações de bem-estar (sons do mar, das árvores, dos animais...), contrastando com experiências menos puras (sons do trânsito, incêndios…), complementando com um conjunto de imagens. Os alunos devem fechar os olhos antes de ouvirem o som. De seguida, devem associar cada som a uma imagem e identificar qual representa uma natureza saudável.

 


 

AOS PROFESSORES:

Se realizou esta sessão com os seus alunos, conte-nos como correu e como podemos melhorar as ações e conteúdos que preparamos.

Se os seus alunos aceitaram o desafio e desenharam o que representa, para eles, uma natureza saudável e amiga do ambiente, partilhe também connosco através do email [email protected]

Contamos convosco!