Ao redor da Ibero-América - regulamento

 

REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL

«AO REDOR DA IBERO-AMÉRICA 2021»

ORGANIZADO PELA VEOLIA AMÉRICA LATINA & IBÉRIA EM PARCERIA COM A ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO-AMERICANOS (OEI)

 

CLÁUSULA I - ORGANIZAÇÃO

 

O concurso “Ao Redor da Ibero-América 2021” (doravante designado por Concurso), é promovido pela VEOLIA América Latina & Ibéria (doravante designada por VEOLIA), em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação e Ciência (doravante designada por OEI), será realizado em sete países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru) e em dois países da Europa (Portugal e Espanha), fazendo-se representar em Portugal pela VEOLIA Portugal S.A. com sede na Estrada de Paço de Arcos, n.º 42, 2770-129 Paço de Arcos.


 

CLÁUSULA II - OBJETIVOS DO CONCURSO

 

O Concurso visa despertar o interesse e a sensibilidade da comunidade educativa para os temas do ambiente, em especial, para o cuidado e a proteção dos diversos ecossistemas que existem no Planeta. Esta é uma temática diretamente vinculada ao desenvolvimento sustentável da sociedade, à economia circular, ao uso das energias renováveis, à reciclagem, à biodiversidade e preservação das espécies, entre outros aspetos, transmitindo valores como o respeito pela diversidade, pela comunidade e o seu património social e cultural e, em geral, pelo Planeta e todos os seres vivos, procurando promover a harmonia entre as atividades humanas e o ambiente.

O seu objetivo principal é educar e capacitar as crianças para que protejam o ambiente e ajudá-las a desenvolver competências sociais e práticas que melhorem a sua qualidade de vida e a da sua comunidade, incentivando de igual forma, a sua participação na divulgação destes temas de interesse coletivo, numa lógica de responsabilização e de cidadania, através da Educação, tendo presente o Perfil do aluno à saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), bem como o espírito da Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030.

À criança que decide participar no Concurso é pedido que desenvolva, individualmente, um projeto que contribua para tornar a sua comunidade mais amiga do ambiente.

No entanto, de forma a enquadrar a criança nos temas e a cumprir os objetivos de aprendizagem colaborativa, propõe-se uma fase prévia à participação individual, em que a VEOLIA e a OEI propõem às escolas, em particular aos professores de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Tecnológica, do 5º ano, que abordem o tema junto dos alunos, os enquadrem nos seus principais conceitos e temas, promovam a sua reflexão e debate e os incentivem a participar no Concurso, fornecendo todos as informações necessárias à sua participação individual.

Para apoiar os professores nesta tarefa, a VEOLIA e a OEI disponibilizam no site da Veolia Portugal, uma página dedicada ao Concurso (AQUI), onde se resumem todas as informações e disponibilizam conteúdos de apoio, nomeadamente:

- uma área do aluno (AQUI) com informação sobre questões de educação ambiental e atividades para aprofundar os diferentes temas que são propostos em torno dos ecossistemas sustentáveis,

- uma área dos professores (AQUI) para explicar o programa, datas e localização dos vários conteúdos.


 

CLÁUSULA III – TEMÁTICA

Procurando despertar e sensibilizar os alunos para a proteção e cuidado com o ambiente, através da realização de atividades didáticas, lúdicas e criativas, o tema central desta edição é “Ecossistemas Sustentáveis: O que podes fazer na tua comunidade para proteger o ambiente?”.


 

CLÁUSULA IV – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

 

O Concurso é concebido sob o princípio da justiça e igualdade entre todos os participantes, respeitando as seguintes regras:

  • O Concurso destina-se aos alunos do 5º ano de escolaridade, a nível nacional, com 10 ou 11 anos de idade;
  • A atividade participativa é individual, isto é, cada criança participante concorre com o seu projeto;
  • O participante tem de gravar um vídeo, com duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos, em formato horizontal, no qual apresenta o projeto e descreve os seus benefícios para o ambiente;
  • A participação deve ser submetida pelos respetivos Encarregados de Educação, via email ao representante do país, no presente caso a VEOLIA em Portugal ([email protected]), e com conhecimento do professor ou professores envolvidos;
  • Com o vídeo deve ser também enviada a autorização de uso dos direitos de imagem, devidamente assinada pelos Encarregados de Educação e que se encontra para download no final deste regulamento;
  • A receção do email e dos respetivos anexos será acusada pela VEOLIA em Portugal, pela mesma via eletrónica;
  • A data limite para o envio dos vídeos é o dia 31/07/2021, até às 23h59;
  • A participação no Concurso é gratuita,
  • A VEOLIA não se responsabiliza por eventuais danos ou extravios de trabalhos.

     

CLÁUSULA V – FORMA DE VOTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

A votação e eleição dos melhores vídeos será feita em duas fases:

1ª fase – seleção dos três melhores projetos por país por um júri constituído por 2 representantes da VEOLIA Portugal, 2 representantes da OEI e um representante do Ministério da Educação;

a.1) A avaliação do júri será realizada com base nos seguintes critérios:

  • Relevância do projeto desenvolvido;
  • Criatividade;
  • Expressão,
  • Exposição do aluno.

a.2) A reunião que determinará a seleção dos trabalhos na 1ª fase deverá decorrer até ao dia 31/08/2021.

a.3) Os três melhores projetos por país receberão como reconhecimento um kit "cidadão sustentável".

 

2ª fase - votação aberta ao público em geral, em todos os países envolvidos, através das redes sociais oficiais do Concurso, de forma a selecionar o melhor projeto de cada país.

b.1) A 2ª fase, de votação no Facebook, decorrerá entre setembro e outubro em datas a anunciar no site da Veolia em www.veolia.pt 

b.2) Os três melhores vídeos de cada país serão submetidos nas redes sociais oficiais do Concurso, com o nome do participante, o nome da escola e o nome da cidade que representam e com a hashtag #AorededordaIberoamerica + #Veolia + país que representa. (Exemplo: #AoredordaIberoamerica #VeoliaPortugal).

b.3) A votação é, portanto, pública, objetiva, e insuscetível de recurso.

b.4) Os melhores projetos de cada país serão premiados, retribuindo o aluno com um computador, uma impressora e um curso online destinado a melhorar as suas competências digitais. O aluno tornar-se-á, igualmente, um embaixador oficial da VEOLIA. A respetiva escola do aluno vencedor receberá como prémio três computadores e uma impressora, que ficarão à disposição do estabelecimento de ensino.

b.5) O participante deve ter o pleno conhecimento e autorização dos Encarregados de Educação, que estes serão os administradores autorizados do prémio obtido pelo aluno.

b.6) É da responsabilidade exclusiva das Escolas e/ou dos Encarregados de Educação obter todas as autorizações e dados necessários para o recebimento do prémio.


 

CLÁUSULA VI - DIREITOS DE AUTOR

 

O vídeo de participação enviado é propriedade da VEOLIA e da OEI. Neste sentido, a VEOLIA e a OEI reservam a si todos os direitos de reprodução, representação e adaptação a todos, para qualquer destino e, especialmente, para fins promocionais, comerciais ou publicitários, em todos os suportes (e, especialmente, papel, digital ou audiovisual) ou modos de comunicação, qualquer que seja a tecnologia, conhecida ou não conhecida até à data, e, em especial, informática e audiovisual, com a mesma duração que os direitos de autor relativos ao Vídeo nos termos das disposições internacionais ou dos acordos em vigor. O Vídeo será citado como feito pela Escola que o enviou.


 

CLÁUSULA VII - ACEITAÇÃO

O presente regulamento está sujeito à legislação em vigor.

A participação no concurso “Ao Redor da Ibero-América 2021” implica a plena e total aceitação de todas e quaisquer regras do Regulamento do Concurso, e da votação final, sem reservas.

Caberá à VEOLIA e à OEI analisar e decidir acerca de qualquer omissão ou dúvida de interpretação que, em qualquer momento, se verifique em relação ao disposto no presente Regulamento.


 

PDF
Autorização de Direitos de Imagem (815.26 KB)