Estabelecimentos de ensino

Para responder à concorrência internacional e atrair os melhores alunos, os estabelecimentos de ensino superior têm de oferecer um leque cada vez maior e diversificado de serviços, apoiados por uma infraestrutura fiável e eficiente.

Serviços e inovação 

Para atrair os melhores alunos e permanecer no topo dos rankings internacionais, os campus universitários estão a investir não apenas na excelência da oferta académica, mas também dos serviços complementares , como redes Wi-Fi, atividades desportivas, salas de aula em rede, etc.

A viabilidade dessa oferta alargada de serviços pressupõe a implementação de sistemas mais eficientes de iluminação, aquecimento, recolha e tratamento de lixo, ar condicionado e gestão da água, garantindo simultaneamente o conforto dos espaços e um consumo energético otimizado. 

Gestão de recursos orientada para um melhor desempenho ambiental

A otimização da gestão da água, dos resíduos e da energia faz normalmente parte de uma  abordagem de desenvolvimento sustentável mais ampla levada a cabo pelos estabelecimentos de ensino.

Para reduzir a sua pegada de carbono, a Royal Holloway University, em Londres, definiu como objetivo recuperar 100% dos seus resíduos até 2020. Para ajudar a universidade a atingir esta meta, a Veolia criou um "balcão único", ou seja, um ponto de recolha gerido apenas por um operador para 18 fluxos de resíduos (REEE, aerossóis, papel, resíduos alimentares, vidro, etc.), garantindo ainda uma cadeia de valor dedicada para cada fluxo.

Reduzir as pegadas ambientais - um compromisso partilhado 

A participação dos estudantes, professores e funcionários, através de campanhas de sensibilização, é fundamental para reduzir a pegada ambiental de um estabelecimento de ensino. Para ajudar as Universidades a melhorar o seu desempenho energético, a Veolia não só faz melhorias técnicas nas instalações, como também realiza campanhas de sensibilização para os utilizadores dos edifícios.

A Veolia apoia os estabelecimentos de ensino a dar resposta aos desafios do desenvolvimento sustentável, através de soluções para a otimização do seu desempenho energético, da gestão da água e da recolha e valorização dos resíduos.