Indústria Automóvel

As vendas de automóveis a nível mundial estão a aumentar e a dar origem a novas exigências ambientais para os fabricantes de automóveis. Isto aplica-se tanto na fase de construção como no fim de vida dos veículos, aquando do seu desmantelamento. A Veolia é o parceiro ideal para esta indústria, oferecendo soluções tanto a montante como a jusante, que ajudam a reduzir a pegada ecológica deste mercado.

PRODUÇÃO + VERDE

A indústria automóvel utiliza grandes quantidades de água e energia e gera uma quantidade igualmente grande de resíduos. Para os fabricantes do setor automóvel, reduzir o impacto ambiental do processo de produção é  uma prioridade ( sobretudo uma prioridade em termos de branding) sem comprometer o bom funcionamento das unidades de produção.

O fabricante norte-americano Ford estima que cerca de um quarto das suas instalações já esteja, ou venha a estar a curto prazo, localizado em regiões com risco de escassez de água. Como consequência, nos últimos anos a implementação de processos de reciclagem de água, a utilização de matérias-primas secundárias e a produção de energia verde tornaram-se os principais desafios para a indústria automóvel.

 

GARANTIR O ACESSO A MATÉRIAS PRIMAS 

Segundo a Fundação Ellen MacArthur, garantir o fornecimento de metais e outras matérias-primas e poder antecipar períodos de escassez são as principais preocupações expressas pelos fabricantes de veículos. A incorporação de maiores quantidades de material reciclado nos processos de produção é, portanto, uma prioridade para os fabricantes do setor automóvel. A União Europeia foi a primeira a tomar posição ao incentivar os fabricantes a optar por uma abordagem mais circular da produção. De facto, numa escala europeia, 12 milhões de veículos deixam de circular todos os anos. Trata-se de uma mina de ouro para a indústria automóvel, que agora exige um setor de desconstrução/desmantelação e uma organização de fluxo de material apropriada a ser implementada para que esses materiais possam ser separados e transformados de forma limpa. A Veolia tem capacidade de reciclar até 97% de um veículo em fim de vida, e recuperar metal, vidro, plástico e vários têxteis.

CONTROLO DE CUSTOS

A Veolia gere serviços de apoio para os maiores fabricantes de automóveis e fabricantes de equipamentos a nível mundial nos seus locais de produção, incluindo estruturas de operação e manutenção e outros serviços de apoio à produção. O Grupo utiliza a sua experiência para potenciar o desempenho económico e ambiental dos seus clientes, reduzindo o seu consumo de energia e de água, bem como valorizando os seus resíduos e criando circuitos locais de economia circular.

A Veolia fornece serviços de apoio aos fabricantes de automóveis, incluindo às estruturas de operação e manutenção,  utilizando a sua experiência para potenciar o desempenho económico e ambiental dos seus clientes.