As nossas áreas de inovação

Para responder aos desafios da transformação ecológica, a Veolia está a reforçar a sua inovação em 6 principais áreas: 

  • Reduzir as consequências das alterações climáticas
  • Preservar os recursos naturais 
  • Desenvolver práticas agrícolas ambientalmente corretas 
  • Reduzir o impacto da poluição na nossa saúde
  • Favorecer o acesso a energia de baixo-carbono
  • Otimizar a gestão dos recursos naturais através da tecnologia e inteligência artificial

 

Economia Circular para baterias em fim de vida (veículos elétricos)

O Grupo Renault, a Veolia e a Solvay uniram-se para criar uma economia circular para os materiais presentes nas baterias dos veículos elétricos. 

O Grupo Renault contribui com a sua experiência na economia circular e gestão do ciclo de vida das baterias. A Solvay, com a sua experiência em química e extração de metais. E a Veolia com mais de 10 anos de experiência no desmantelamento e reciclagem de baterias de lítio através de processos hidrometalúrgicos. Num circuito fechado, materiais estratégicos serão extraídos e transformados em materiais de alta pureza para serem reutilizados em novas baterias.

Melhorar e garantir a qualidade do ar interior (edifícios)

A poluição urbana é a causa de um grande número de mortes prematuras todos os anos. Desde 2019, a Veolia tem vindo a testar a sua solução em duas escolas em Raincy (Ile-de-France), que consiste em insuflar ar filtrado no edifício, que é mantido a muito baixa pressão de forma a que partículas não possam entrar. Sensores medem a qualidade do ar interior em tempo real. A oferta da Veolia inclui a monitorização (Air Control), resultados garantidos (Air Performance) e aconselhamento dos utilizadores (Air Human) em todos os tipos de edifícios. 
Desde o início da pandemia por Covid-19, a qualidade do ar interior tornou-se um tema de saúde pública prioritário para todos os edifícios abertos ao público. Para limitar a sua propagação por partículas em suspensão no ar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a renovação do ar interior: a solução Veolia AIR Control COVID monitoriza o renovação do ar interior através de sensores de CO2 equipados com uma luz de aviso para alertar os ocupantes e gestores dos edifícios.

Captura e armazenamento de Carbono

A Veolia e a Carbon Clean, líder na captura e separação de CO2, criaram uma joint venture para descarbonizar processos industriais em escala.

A central de carvão de Tamil Nadu é a primeira no mundo a converter as suas 60.000 toneladas de emissões de CO2 por ano em carbonato de sódio para fazer vidro. O custo desta descarbonização é 30 dólares por tonelada de CO2 – metade do custo de outras soluções.

 

Plataformas de blockchain para contralicitação

Em plena crise sanitária, a Veolia lançou uma plataforma baseada em blockchain para contralicitações para concursos. Esta inovação melhora a sustentabilidade dos concursos online, ao evitar qualquer risco de interferência na transação.

Blockchain (dados encriptados e verificados em intervalos regulares por blocos - [block] que formam uma cadeia [chain]) combina segurança, traçabilidade e redução de custos.

 

 

 

Blockchain na Veolia

Produção de energia verde a partir de resíduos armazenados

A Veolia e a Waga Energy assinaram um acordo de colaboração para construir uma WAGABOX® que irá recuperar o biometano de resíduos em aterro para abastecer 20.000 famílias na região de Paris com gás de base renovável durante 15 anos. 

Resultado: 120 GWh por ano a partir de 98% biometano puro obtido por filtração e destilação criogénica, equivalente a 25.000 toneladas de CO2 evitadas por ano.

 

Bioconversão de resíduos 

A primeira unidade da Entofood, uma start-up apoiada pela Veolia, já nasceu. Esta instalação produz óleos, refeições ricas em proteína e fertilizantes a partir de larvas de mosca (Hermetia illucens) alimentadas com resíduos orgânicos.

Transformação digital, uma ferramenta chave de inovação 

A transformação digital da Veolia é um fator de otimização da sua performance operacional. Melhora a relação com os cliente e está presente em todos os seus segmentos estratégicos. Acrescenta valor para os clientes, permitindo também poupar recursos naturais.