Petróleo e gás

Com o aumento global da procura, a grande volatilidade de preços e crescentes e exigentes controlos ambientais, a indústria petrolífera e de gás enfrenta três principais desafios: redução de custos, otimização da performance dos seus ativos operacionais e melhorar o seu desempenho ambiental.

REDUZIR CUSTOS PARA GANHAR COMPETITIVIDADE

Produzir petróleo bruto e produtos refinados ao mais baixo preço, de forma a manter competitividade no mercado, é um dos maiores desafios desta indústria. Otimizar os processos produtivos e assegurar a componente ambiental nas suas unidades operativas é portanto uma prioridade para a indústria petrolífera. Desta forma, maximiza a eficiência produtiva, reduz os custos de extração e refinaria, permitindo compensar os custos de exploração.

MELHORAR PERFORMANCE PARA ASSEGURAR A VALORIZAÇÃO DOS ATIVOS

De forma a manter o seu fornecimento de crude e gás, a indústria petrolífera tem procurado estender o tempo de vida das jazidas, mas também investido na prospeção de novas fontes de petróleo e gás, cuja extração é mais complexa e onerosa.  Por esse motivo, surge uma maior necessidade em apostar em métodos de recuperação e na reutilização de água.

Complementarmente, as empresas de petróleo e gás procuram alcançar 100% de fiabilidade nas suas instalações de produção (downstream) tendo em vista a maximização os lucros: zero paragens não programadas, máxima produtividade, segurança dos ativos industriais.

MELHORAR A PEGADA AMBIENTAL 

A indústria do petróleo e gás é uma grande consumidora de água e energia e por esse motivo sujeita a normas e regulamentações cada vez mais apertadas.

Por esse motivo, é levada a repensar os seus processos de extração, produção e distribuição de forma a obter ou manter a licença para operar. Tem também que garantir e assegurar a transparência na gestão ambiental das suas atividades. 

Em regiões onde a escassez de água é cada vez mais frequente e onde combater a poluição do ar é um tema essencial, as normas ambientais estão a tornar-se cada vez mais exigentes. 

Enquanto líder mundial, a Veolia apoia os seus clientes da indústria petrolífera e gás na maximização da sua eficiência produtiva e simultaneamente na redução da sua pegada ambiental.