O nosso Propósito

Na Veolia, temos uma visão exigente do que é ser uma empresa.

Na Veolia, sabemos que as empresas têm um papel essencial na sociedade, não apenas porque criam riqueza e emprego, mas também porque contribuem para o bem comum.

Na Veolia, acreditamos que as empresas têm claras responsabilidades para com os seus acionistas, mas também, de forma mais abrangente, para com todos os que contribuem para aquilo que elas são: os seus trabalhadores, clientes e fornecedores, bem como para com as comunidades onde operam.

Na Veolia, acreditamos – e temo-lo feito desde há muito – que uma empresa deve incorporar mais do que atividades e uma missão, que não deve ter receio de assumir que tem uma vocação e uma ambição.

Na Veolia, temos um propósito e orgulhamo-nos de que o nosso negócio seja mais do que apenas um negócio.


O propósito da Veolia é contribuir para o progresso humano através de um compromisso firme com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas com o objetivo de garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos.

É com esta perspetiva que a Veolia assumiu a missão “Resourcing the world”, materializada na prestação de serviços ambientais.

Na Veolia estamos convictos de que a prossecução do desenvolvimento humano só é possível se as questões económicas, sociais e ambientais forem abordadas como um todo, indivisível.

Esta convicção faz parte da própria história da empresa que, quando criada em 1853, foi pioneira ao posicionar o acesso à água para consumo como um elemento essencial para a saúde pública e para a qualidade da vida.

Atualmente, na condução das nossas atividades nas áreas da água, resíduos e energia, fornecemos aos nossos clientes, públicos e privados, em todo o mundo, as soluções que permitem melhorar o acesso a serviços essenciais e a recursos naturais, e também assegurar a sua preservação, uso e valorização eficientes.

Melhorar a nossa pegada ambiental e a dos nossos clientes é um elemento central das nossas operações e do nosso modelo económico.

Somos uma empresa simultaneamente local e global, tecnicamente forte, quer ao nível do conhecimento, quer da experiência dos seus colaboradores, e de compromissos de longo prazo.

Garantimos resultados duradouros para os nossos clientes, sustentados na nossa vasta experiência, na qualidade dos nossos serviços e na nossa elevada capacidade de inovação.

Formamos uma comunidade de trabalhadores onde, para além de uma remuneração e do respeito pela saúde e segurança de cada um, todos podem encontrar um sentido para as atividades que desenvolvem, tomar parte ativa de uma ação coletiva valorizante e alcançar uma realização pessoal.

Através da formação, a Veolia garante que os seus trabalhadores, a maioria dos quais são técnicos e operadores, desenvolvem as suas competências.

A empresa apoia-se na responsabilidade e autonomia de todos eles, a todos os níveis, e em todos os países, e promove a igualdade profissional entre homens e mulheres.

A Veolia encoraja também o diálogo social, especialmente através dos órgãos representativos dos trabalhadores, incentivando cada um a adotar como seu este projeto que é de todos.

Em todas as geografias onde está presente, a Veolia respeita as leis e regulamentos aplicáveis. O mesmo se aplica às normas, amplamente difundidas, de ética, consistentes com os valores do Grupo de responsabilidade, solidariedade, inovação, respeito e foco no cliente.

A prosperidade da Veolia assenta na sua utilidade para todas as partes interessadas - clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, população atual ou gerações futuras - nos diversos territórios onde opera.

O seu desempenho deve, portanto, ser avaliado nas mais diversas dimensões e em função destes diferentes públicos.

A empresa dedica o mesmo grau de atenção e exigência a cada uma dessas dimensões.

Desta forma, a Veolia prepara-se para o futuro, protegendo o ambiente e dando resposta às necessidades essenciais da humanidade.