Cidades Inteligentes

As tecnologias digitais estão a revolucionar as cidades. Mais interativas e melhor geridas, as smart cities estão a otimizar a operação das suas infraestruturas e a aumentar a sua competitividade, atratividade e sustentabilidade. Mais eficientes e transparentes estão a responder às novas expetativas dos cidadãos, que querem ter também um papel mais ativo na gestão das suas cidades.

MAIS INTERATIVAS, MELHOR GERIDAS

As novas tecnologias criam oportunidades de desenvolvimento de novos serviços urbanos que promovem uma melhor performance operacional das cidades, garantem maior transparência e interação com os cidadãos e reduzem os impactos ambientais da cidade.

Utilizando a informação que é recolhida a partir de pontos de recolha  (sensores, sondas, medidores e a Internet of Things), a qualidade da água pode ser medida em tempo real, as perdas de água na rede podem ser reduzidas, a recolha e tratamento de resíduos pode ser gerida ao momento e o desempenho energético dos serviços urbanos pode ser melhorado ao mesmo tempo que são preservados recursos. Com milhões de pontos de recolha de informação, como sondas ou sensores, no mundo, incluindo mais de 3 milhões só em França, a Veolia é líder neste setor.

MAIS TRANSPARENTES,AS CIDADES PROMOVEM A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS 

As novas tecnologias de informação conseguem conciliar as por vezes tão diferentes expetativas e necessidades dos diferentes stakeholders da cidade: setor público,  associações, munícipes e empresas. As Smart cities não só dão aos seus habitantes mais informação, como também novas competências. E ao estarem ligados, há uma reciprocidade de informação que beneficia todos.  O conhecimento e inteligência da cidade são portanto partilhados com os seus habitantes, com um objetivo comum de melhorar a longo prazo a gestão dos recursos que é feita na cidade, de forma a ser mais eficiente. 

Conciliando um portefólio imenso de novas tecnologias, a sua experiência nos diversos mercados e o relacionamento com empresas locais inovadoras, a Veolia é parceira das cidades na melhoria dos níveis de serviço oferecidos aos seus munícipes e visitantes. 

Há quatro elementos essenciais: rapidez de implementação, controlo do custo, cyber segurança e fiabilidade.  Por exemplo, os centros de monitorização  Hubgrade da Veolia apoiam as entidades locais na otimização da gestão das redes de água e energia, com enfoque na melhoria do desempenho ambiental e melhor qualidade de vida nas suas cidades. 

As nossas soluções para cidades inteligentes