Veolia na Aveiro Tech Week: parcerias para o planeta e para as pessoas

De 12 a 18 de outubro Aveiro é palco de tecnologia e colaboração através da iniciativa Tech Week.

Em linha com o seu Programa Estratégico IMPACT 2023 , de gerar impacto positivo no planeta e nas pessoas, a Veolia marca também presença com dois projetos desenvolvidos no âmbito da Aveiro Tech City - Urban Challenges:  a recolha urbana à boleia de uma bicicleta de hidrogénio e um sistema inteligente de recolha de resíduos orgânicos tendo em vista a maximização do potencial da sua valorização.  

A cidade de Aveiro aposta numa semana com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura. A decorrer entre os dias 12 e 18 de outubro, a Aveiro Tech Week alia tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências. Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City.

 

SMART BIOWASTE

 

A tecnologia ao serviço de uma recolha de biorresíduos mais eficiente e que permita obter matéria orgânica de melhor qualidade são os principais objetivoa do sistema  SMART BIOWASTE ,  desenvolvido pela 2Bconnect a partir de um desafio lançado pela Veolia no âmbito dos Urban Challenges - Aveiro Tech City.

O projeto foi um dos finalistas e pode ser conhecido nos dias 15 a 17 de outubro, no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, das 12h às 19h, numa iniciativa inserida no programa da Tech Week Aveiro.

Das 39 candidaturas recebidas, o júri pré-selecionou 15 entidades que tiveram a oportunidade de apresentar a sua solução para um dos cinco desafios definidos, em colaboração com os parceiros Aveiro Tech City. A 2BConnect é uma das cinco start-ups vencedoras, premiadas pela solução que apresentaram na área do ambiente, mobilidade e energia.

Projetado para ser usado por entidades de recolha de biorresíduos, esta plataforma permitirá interagir com todos os elementos operacionais do processo de recolha e planeamento preditivo, assim como, vai permitir fazer o registo do inventário e operação dos contentores, tendo em conta o planeamento inteligente de circuitos de recolha através da monitorização dos níveis de volume dos mesmos. A plataforma pretende ainda informar e responsabilizar os utentes a melhorar a separação de biorresíduos através de incentivos, materializados em ofertas de serviços e/ou equipamentos patrocinados, que contribuirão para uma maior valorização da atividade de recolha dos biorresíduos.

Para saber mais sobre o projeto https://www.smartbiowaste.pt/

BICICLETA A HIDROGÉNIO

Outro dos projetos a destacar é a primeira bicicleta movida a hidrogénio que irá estar ao serviço da recolha urbana de resíduos realizada pela Veolia em Aveiro. A bicicleta, desenvolvida pela Universidad de Cantabria | Apria Systems, no âmbito de um desafio lançado pela Galp Gás Natural Distribuição pretende demonstrar o potencial deste vetor energético, não apenas no seu contributo para a mobilidade sustentável, mas neste caso aplicado também a um serviço público essencial.