7ª Semana Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho: prevenção dos riscos de queda

De 20 a 24 de setembro decorre a 7ª Semana Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho do Grupo Veolia. O objetivo desta semana é mobilizar os colaboradores para uma ação ainda maior pela prevenção de acidentes e a proteção da saúde de todos, como parte de um esforço coletivo para melhorar as condições de trabalho. No topo da agenda da semana está a prevenção de riscos de queda.

 

 

Vamos todos agir em prol da nossa saúde e segurança!

Segundo a OMS, as quedas são a segunda principal causa de mortes acidentais ou involuntárias em todo o mundo (OMS, 2018). Escorregões, tropeções e quedas (incluindo queda de altura) são responsáveis por 22% dos dias de trabalho perdidos na Veolia. É por isso que a 7ª Semana Internacional de Segurança e Saúde está focada no risco de escorregões, tropeções e quedas de altura.

A campanha de 2020 teve por objetivo melhorar a identificação de situações perigosas em cada local de trabalho e implementar medidas para reduzir estes riscos a um nível aceitável. O objetivo da campanha de 2019 ("Observar é cuidar") era encorajar todos a comportarem-se de uma forma mais segura e a prestarem maior atenção aos outros.

Em 2021, estamos determinados a avançar com a nossa estratégia de melhorar a perceção de risco e promover um comportamento responsável, com o objetivo de sensibilizar para os erros inconscientes. É por isso que a Semana Internacional de Segurança e Saúde de 2021 irá dar destaque aos riscos de queda a que todos os trabalhadores da Veolia podem estar expostos. Temos de manter a atenção ao nosso próprio comportamento diário e estar de igual modo atentos ao comportamento dos nossos colegas se quisermos criar ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.
Antoine Frérot
Presidente e CEO do Grupo Veolia

Concurso: identificação de perigos em contexto real

Para mudar o nosso comportamento e eliminar perigos, os colaboradores da Veolia em todo o mundo foram desafiados a identificar, analisar e remediar escorregões, tropeções e quedas no local de trabalho.

Nesse sentido, está a ser organizado um concurso interno em todas as geografias do Grupo para identificar perigos de queda com base numa série de fotografias ou vídeos (que refletem a situação antes e depois do tratamento do risco). Depois de identificadas as melhores participações de cada Zona, o Comité Executivo da Veolia escolherá os três vencedores a nível global dos prémios de Saúde e Segurança "Sempre Seguro". Haverá ainda lugar à entrega do "Prémio Especial do Júri", atribuído à Unidade de Negócios que tiver recolhido o maior número de melhores práticas em relação à dimensão da sua força de trabalho.

Workshops "Um passo em segurança"!

A todos os responsáveis operacionais e chefes de equipa foi fornecido um kit de atividade - Um passo em segurança - a ser implementado durante a semana nos vários locais onde a Veolia desenvolve atividade. A atividade tem por objetivo melhorar a perceção individual e coletiva dos perigos de escorregar, tropeçar e cair no local de trabalho e representa situações reais de trabalho em contexto municipal e industrial e em diversas áreas de atividade (água, energia e resíduos) e ainda atividades transversais. 

Paralelamente, outras iniciativas decorrem durante a semana, como sejam as visitas guiadas à Exposição de Segurança, que continua a percorrer os escritórios e centros operacionais da Veolia em Portugal.

 

 

Formação online para todos os colaboradores

Com o objetivo de reforçar a cultura de Segurança e Saúde, a Veolia concebeu um programa de formação que inclui as 10 normas de gestão para atividades de risco elevado do Grupo. O programa aplica-se a todos os colaboradores e pode ser completado online, sendo emitido um certificado individual para confirmar o nível alcançado. Esta formação teve início em Junho deste ano com o curso "Introdução à cultura de Segurança e Saúde da Veolia" e a norma "Normas de trânsito no local de trabalho" e decorrerá até Dezembro de 2022.

 

A nossa força de trabalho de mais de 178 mil colaboradores é o nosso bem mais precioso. A sua segurança é a nossa prioridade.