Aveiro abre novo Ecocentro Municipal

O novo ecocentro municipal será operado pela Veolia a partir de 14 de junho

O Município de Aveiro inaugurou este sábado, dia 4 de junho, o novo Ecocentro Municipal, localizado na Zona Industrial de Taboeira, e entregou à Veolia a operação da infraestutura com capacidade para receber cerca de 650 toneladas por ano de resíduos urbanos.

 

O Ecocentro, que abre oficialmente ao público no próximo dia 14 de junho, destina-se a utilizadores domésticos residentes em Aveiro e utilizadores não domésticos sediados no município de Aveiro, estes últimos desde que produzam menos de 100 litros de resíduos por dia, incluindo frações recolhidas de forma seletiva e indiferenciada.

No novo Ecocentro poderão ser depositados praticamente todo o tipo de materiais, desde os mais tradicionais como papel e cartão, embalagens de plástico, metal e vidro, até aos resíduos menos comuns. Entre os vários tipos de materiais aceites, destacam-se os verdes, a madeira, o entulho e os óleos minerais ou alimentares usados, mas também equipamentos eletrónicos, pneus, têxteis e ainda os produtos mais perigosos para o ambiente e para a saúde, como tintas, vernizes, diluentes, solventes, produtos de limpeza e produtos hospitalares de auto-cuidados.

Os materiais serão recolhidos separadamente e posteriormente encaminhados para valorização e tratamento, tendo em vista a sua reciclagem e reincorporação nas cadeias produtivas. 

A deposição de resíduos no Ecocentro é gratuita e se cumpridas as boas práticas de deposição constantes em regulamento, o utilizador até pode beneficiar de pontos convertíveis em experiências e descontos em produtos e serviços locais.

Apenas no caso dos resíduos de construção e demolição (RCD) é pedido o preenchimento de um formulário específico, a entregar presencialmente, por correio ou digitalmente. O Ecocentro emite resposta ao requerimento num máximo de 5 dias úteis.

Página oficial do Ecocentro aqui

PDF
Folheto Ecocentro (211.21 KB)

Terça-feira a Sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30, incluindo feriados, exceto 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Rua das Fontainhas, Zona Industrial de Taboeira 

Tel. +351 23 412 7942

E-mail: [email protected]