Comissão Europeia aprova aquisição da Suez pela Veolia

A aprovação pela Comissão Europeia representa um passo decisivo para a conclusão do projeto que visa a construção do líder mundial para a transformação ecológica.

A Veolia saúda a decisão da Comissão Europeia de aprovar a aquisição da Suez. Esta aprovação é um passo decisivo para a construção de um grupo líder mundial para a transformação ecológica, uma vez que a luz verde da Comissão Europeia é um fator chave para a realização do projeto industrial da Veolia.

A Veolia trabalhou de perto com a Comissão Europeia para dar resposta a todas as questões concorrenciais, nomeadamente:

  • O acordo comercial alcançado entre a Veolia e o Consórcio de investidores (Meridiam, GIP e La Caisse des Dépôts/CNP Assurances) para criar uma nova Suez e que identifica os ativos que permitem eliminar a maioria das preocupações de concorrência identificadas pela Comissão Europeia. 
  • De forma a cumprir os requisitos da Comissão Europeia em relação a outros mercados,  o Grupo garantiu também medidas adicionais nos setores da água industrial, soluções móveis e resíduos industriais especiais. 

O processo entre a Veolia e a Suez entra assim numa fase final, com uma data de fecho da Oferta Pública de Aquisição estabelecida hoje pela Autoridade Francesa da Concorrência AMF (Autorité des marchés financiers) para 7 de janeiro de 2022.

"Estou muito satisfeito com esta decisão, que confirma a força e a relevância do nosso projeto industrial e a sua apetência para dar resposta aos desafios do clima e da crise ambiental. Este passo leva-nos à fase final da fusão, que está a apenas algumas semanas de distância. E eu assumo um compromisso sério no sentido de garantir que esta terá lugar nas melhores condições possíveis para todos os nossos stakeholders e assegurar que todos os nossos compromissos sociais serão respeitados  ao longo deste processo.”

Antoine Frérot, Presidente e CEO da Veolia

 

A proposta de fusão recebeu até ao momento 15 das 18 aprovações em curso pelas autoridades de concorrência, estando a avaliação ainda a decorrer no Chile, Reino Unido e Austrália.

Comunicado de Imprensa na íntegra aqui