Dez anos para restaurar os nossos ecossistemas - Hoje é um bom dia para começar!

Dia Mundial do Ambiente - Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (2021-2030)

Os Ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis os nossos ecossistemas são, mais saudável é o planeta e as pessoas. A Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, que inicia hoje, dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, tem por objetivos prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Dessa forma, poderemos acabar com a pobreza, combater as alterações climáticas e prevenir a extinção em massa de espécies. Mas só teremos sucesso se todos fizerem a sua parte.

Um ecossistema é um lugar onde plantas, animais e outros organismos, inseridos num determinado contexto,  constituem em conjunto uma rede vital da natureza. Os ecossistemas podem ser grandes, como uma floresta, ou pequenos, como um pequeno tanque. Muitos são cruciais para a sociedade humana, garantindo-nos água, comida, materiais e tantos outros elementos essenciais. Também são responsáveis por outros benefícios à escala planetária, como seja a proteção do clima e a conservação da biodiversidade.

Mas nas últimas décadas, a procura de recursos desenfreada conduziu muitos ecossistemas a um ponto de rutura. Restaurar os Ecossistemas é, por isso, uma prioridade.

Restaurar os Ecossistemas contribui para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serem atingidos em 2030, incluindo eliminar a pobreza e a fome. (IRP, 2019)

Metade do PIB mundial depende da natureza e cada dólar investido na sua recuperação gera 30 dólares de benefícios económicos. (Verdone and Seidl, 2017)

A degradação dos ecossistemas aumenta as probabilidades de contacto entre seres humanos e a vida animal (que perdem habitat natural e se aproximam das comunidades) o que tem sido relacionado com surtos de doenças. (HLPE, 2017)

 


A nossa ação individual pode fazer a diferença? 

O nosso contributo individual pode parecer-nos uma gota no oceano,

mas quando se trata de Restaurar os Ecossistemas nenhuma ação é irrelevante.

Pedimos aos nossos Resourcers que nos dissessem o que fazem já hoje para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas. Porque ao alinharmos os nossos propósitos corporativos e pessoais, aceleramos a #transformaçãoecológica

Eles já começaram, e vocês?

Na equipa de logística da nossa atividade de resíduos, a Maria garante uma gestão eficiente de rotas, conciliando a satisfação do cliente (cumprimento dos serviços de recolha de resíduos) com a poupança de CO2 (agendamentos e rotas eficientes). E lá em casa, na gestão das refeições familiares, colocou como prioridades a redução do consumo de carne e a compra de produtos locais, da época e a granel sempre que possível.

Na direção de Energia, o José garante uma gestão inovadora das equipas que prestam serviços de energia às indústrias e edifícios, tendo em vista a eficiência energética e a neutralidade carbónica. E lá em casa, os biorresíduos são valorizados no compostor e utilizados como fertilizantes naturais para enriquecer o terreno de que faz horta. 

Na equipa de manutenção da nossa atividade de água, o José garante o melhor estado de conservação dos equipamentos que transportam esse recurso precioso até às nossas torneiras. E lá em casa, há já vários anos que se dedica à recuperação de antiguidades, metais e madeiras, dando uma nova vida a objetos com história.

O André contribui diariamente com o seu trabalho para a educação e sensibilização das gerações futuras. E lá em casa, faz do Reduzir um exercício diário de consumo responsável e combate ao desperdício, produzindo o seu próprio detergente.

A Márcia contribui diariamente com o seu trabalho para apoiar a nossa atividade na central de valorização de resíduos urbanos da Lipor, para que dos resíduos se possa produzir energia - servindo o equivalente a 150 mil habitantes. E lá em casa, nos passeios semanais, aproveita para recolher os resíduos que encontra pelo caminho, impedindo que estes cheguem aos oceanos.

 


 

Educar para a Sustentabilidade

Nas cidades onde estamos presentes, desenvolvemos atividades de sensibilização e educação ambiental, com especial foco nos mais jovens e nas famílias. O que é a transformação ecológica? O que é a degradação dos ecossistemas? O que é a economia circular? Como podemos contribuir? São algumas das temáticas abordadas nas iniciativas dinamizadas pela Veolia junto da comunidade.

 


Veolia, empresa para a Transformação Ecológica

A Veolia, enquanto empresa que assume como seu propósito a transformação ecológica, quer contribuir ativamente para mudar o rumo da degradação dos ecossistemas. Esse contributo está bem presente na nova campanha de comunicação “Transformação Ecológica” e nas 10 soluções apresentadas, em áreas como a reutilização das águas residuais, o tratamento da poluição da água, a economia circular, a eficiência energética, a reciclagem do plástico, a valorização orgânica, entre outras.