Dia Mundial da Água 2023

Acelerar a mudança na Água
Veolia assinala Dia Mundial da Água 2023

A procura global de água (na captação de água) deverá

aumentar em 55% até 2050

principalmente devido à crescente procura da indústria transformadora (aumento de 400%). Populações em crescimento irão também consumir mais de tudo. A água é um recurso finito sob crescente pressão e, por isso, precisamos urgentemente de ser muito mais eficientes e justos na forma como é utilizada, onde e para quem. (OECD, 2012)

72%

de todas as captações de água são utilizadas pela agricultura

16%

pelos municípios para uso doméstico e serviços

12%

pelas indústrias. (UN-Water, 2021)

“Acelerar a Mudança na Água” é, em 2023, o tema das celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março desde 1993. O objetivo é promover a aceleração para a mudança, de forma a resolver a crise da água e saneamento. O desequilíbrio ao longo de todo o ciclo da água está a comprometer o progresso em grandes desafios globais, desde a saúde à fome, igualdade de género, emprego, educação e indústria, das catástrofes à paz - estamos ainda longe de cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, que define que todos devem ter acesso a água e saneamento até 2030.

Por isso hoje todos somos chamados a acelerar a mudança e restaurar o equilíbrio no ciclo da água. A Veolia, líder no desenvolvimento de soluções que apoiam as cidades e as indústrias a gerir de forma mais eficientes os recursos naturais, entre os quais a água, coloca a proteção e valorização deste recurso no centro da sua atividade.

 

O Dia Mundial da Água 2023 convoca-nos - cidadãos, empresas, governos - a sermos a mudança que queremos ver no mundo

Usando uma história antiga do povo quíchua no Peru, de um colibri que transporta gotas de água para apagar um grande incêndio florestal, a campanha internacional incentiva cada um de nós a fazer o que podemos para ajudar a resolver a crise da água e saneamento.

Foi assim que desafiámos os nossos colaboradores a assumirem três compromissos com a água no seu dia a dia, e a divulgarem-nos de forma a contagiar a ação.

Alguns dos compromissos podem ser acompanhados no LinkedIn.

#VeoliaPelaAgua #WorldWaterDay

É também esse desafio que lançamos aos nossos seguidores.

 

Na Veolia também assumimos o compromisso com a transformação ecológica e apoiamos os nossos clientes na proteção de recursos como a água

Indústrias e entidades gestoras em todo o mundo, e em Portugal também, estão já hoje a acelerar importantes mudanças para uma gestão mais sustentável da água, para que este recurso essencial não falte amanhã! A sua empresa também quer acelerar, mas precisa de um empurrão? Deixamos 4 inspirações.

BLOG
• Monitorizar para acelerar a eficiência • Conhecer para acelerar a valorização • Reutilizar para acelerar o combate à escassez • Visão integrada para acelerar a descarbonização