Dia Mundial da Assistência Humanitária em tempo de COVID-19

“Esta crise sanitária é um alerta" sublinha Thierry Vandevelde, CEO da Fundação Veolia. No Dia Mundial da Assistência Humanitária, o Grupo Veolia e a Fundação Veolia recordam a importância da água no combate à pandemia por COVID-19, quando hoje 3 mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a sistemas de abastecimento de água para consumo (OMS) . A Fundação Veolia responde a situações de emergência humanitária há mais de 20 anos.

Na batalha contra um vírus, a arma mais importante é a água. Água de qualidade para consumo humano, mas também para garantir condições básicas de higiene, como seja a lavagem de mãos e limpeza de superfícies. Estando no seu dia a dia próxima dos mais vulneráveis, a Veolia mobilizou-se nas diversas geografias onde está presente, para com o apoio da sua Fundação alargar um conjunto de iniciativas de assistência humanitária aos que mais precisam.

«Para enfrentar o Covid-19, barreira de proteção sanitária precisam de ser ativadas muito rapidamente, o que torna os serviços essenciais que prestamos ainda mais vitais. Combater a Covid-19 implica desde logo o acesso a água» diz Thierry Vandevelde.

 

Exemplos de algumas iniciativas implementadas:

  • Distribuição de kits de higiene a pessoas sem abrigo 
  • Instalação de sistemas de água potável em campos de acolhimento temporário de imigrantes 
  • Fornecimento de água potável em comunidades desprovidas de saneamento básico e apoio à recolha de resíduos perigosos resultantes de hospitais de campanha, como por exemplo no caso da cidade de Guayaquil, no Equador, centro da epidemia no país 
  • Acolhimento - no centro de formação Veolia Campus, em Lyon - de pessoas vulneráveis durante a fase de confinamento obrigatório
  • Recolhas diversas de bens alimentares para apoiar famílias desfavorecidas em vários países