OEI e Veolia lançam concurso escolar para promover a sustentabilidade dos ecossistemas

A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Veolia lançam o Concurso Internacional “Ao redor da Ibero-América 2021”. Esta é uma iniciativa que decorre em simultâneo em dez países da região ibero-americana e desafia os alunos do 5º ano de escolaridade a agir para a sustentabilidade dos ecossistemas.

 

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação e a Ciência e a Cultura (OEI) e o Grupo Veolia, lançam esta quinta-feira, no Dia Internacional da Terra, a edição portuguesa do concurso internacional “Ao redor da Ibero-América”, sob o tema “a sustentabilidade dos ecossistemas”.

A atividade dirige-se a alunos do 5º ano de escolaridade, entre os 10 e os 11 anos, e faz parte de um programa de educação ambiental desenvolvido pelas duas entidades, desde 2012, tendo abrangido mais de 200.000 estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Perú. A edição de 2021 conta também com a participação de Portugal e Espanha.

A prova integra-se num programa de educação ambiental e cidadania e constitui-se em duas fases: 

  • a primeira, que tem início este 22 de abril, é dirigida aos professores, nomeadamente aos de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, e Educação Tecnológica. Consiste numa proposta de conteúdos e atividades com o objetivo de enquadrar os alunos nas temáticas da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas;
  • a segunda é dirigida aos alunos, desafiando-os a desenvolver um projeto que contribua para que a comunidade onde estão inseridos se torne mais sustentável. De seguida, cada aluno deve elaborar um vídeo onde resuma o projeto e todo o processo de implementação. A data final de envio do vídeo é 31 de julho de 2021.

Cada país seleciona três finalistas nacionais, que entram numa fase de concurso regional (América Latina e Península Ibérica). No final, escolhe-se o vencedor de cada país. 

Até ao ano de 2019, o prémio consistiu numa viagem. Todos os vencedores, dos vários países, viajavam para um local emblemático proporcionando-lhes uma experiência única aliando sempre a interculturalidade e a preservação do ambiente.

Em contexto de pandemia da Covid-19, e com as restrições às viagens impostas pelos vários países, os prémios da edição 2021 foram adaptados no sentido de reforçar os recursos digitais dos alunos e escolas vencedores. O melhor projeto, de cada país, será premiado com um computador, uma impressora e um curso em linha, com o objetivo de melhorar as competências digitais do aluno. A escola do aluno vencedor receberá três computadores e uma impressora.  Em novembro deste ano, está previsto um encontro digital entre todos os vencedores dos nove países.

O concurso “Ao redor da Ibero-América” é coerente com os princípios e valores inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, com as orientações curriculares para o Ensino Básico constantes das Aprendizagens Essenciais, bem como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Contribui ainda para o conhecimento e o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Ana Paula Laborinho, Diretora do Escritório da OEI em Portugal  “A iniciativa Ao Redor da Ibero-américa, que resulta de uma parceria entre a OEI e o Grupo Veolia, é um contributo para uma educação em valores e para a construção de uma cidadania democrática, responsável e ativa em favor do ambiente e do desenvolvimento sustentável na Ibero-América”.

José Melo Bandeira, Country Manager da Veolia Portugal, realça “A construção de um futuro mais sustentável para todos precisa inequivocamente do envolvimento das gerações mais jovens, não só porque serão eles os adultos de amanhã, mas sobretudo porque a determinação e motivação para a ação que demonstram hoje são forças mobilizadoras ímpares.”

Os conteúdos, calendário do concurso e condições de participação encontram-se disponíveis aqui.