Poluição do ar interior: diferentes geografias, uma luta comum!

Um estudo de opinião contratado pela Veolia à Elabe (estudo conduzido em França, Bélgica e região de Shangai, num total de 70 milhões de habitantes) mostra que as pessoas, independentemente do local onde residem, estão igualmente preocupadas com o impacto da qualidade do ar na sua saúde, particularmente com o ar que respiramos em casa e no escritório. Precisamos de agir já.


Um em cada dois (1-em-2) franceses desconhece que estamos mais expostos à poluição do ar em ambientes fechados.

Sem surpresa o estudo indica que 9 em cada 10 franceses considera que a sua saúde é afetada pela qualidade do ar interior, nomeadamente o ar que respiram em casa e no escritório, no carro e nos transportes públicos e em noutros edifícios públicos de utilização comum que frequentam.

No entanto, o estudo mostra que a maioria das pessoas subestima os riscos para a saúde associados a essa exposição, em particular em espaços privados: mais de metade dos participantes no estudo mostraram-se surpreendidos ao saber que estamos mais expostos a poluição do ar em espaços interiores, como as nossas casas ou outros edifícios fechados, do que no exterior. E a grande maioria desconhece algumas das possíveis fontes de poluição, como por exemplo ambientadores e produtos de limpeza, tintas, revestimentos de chão e paredes, bem como os respetivos impactos.

Comum aos três países envolvidos no estudo é ainda assim o sentimento comum de que é tempo de agir e sensibilizar para as fontes de poluição do ar, comportamentos a adotar e ações a tomar para melhorar a qualidade do ar interior.

 

O ar interior pode estar até 8 vezes mais poluído que o ar exterior.

Enquanto bebemos em média dois litros de água por dia, inspiramos e expiramos quase 15 mil litros de ar diariamente. Em descanso esse consumo é de cerca de 8 litros por minuto, mas pode chegar aos 200 litros quando a respiração acelera por esforço físico. O ser humano respira em média 16 vezes num minuto e as crianças podem respirar até 40 vezes num minuto. Isto quer dizer que as mulheres, que tal como as crianças respiram mais rápido, vão respirar 714 milhões de vezes durante as suas vidas e que os homens o vão fazer 664 milhões de vezes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a poluição do ar é um dos maiores riscos ambientais e o quarto maior fator de risco para mortalidade no mundo: 4,2 milhões de mortes prematuras são atribuídas à poluição do ar exterior e 3,8 milhões à poluição do ar em edifícios.

Considerando que, em média, passamos mais de 85% do nosso tempo em espaços fechados, respirar ar de qualidade é simultaneamente uma questão de saúde pública e de produtividade. De acordo com a Agência Francesa para a Alimentação, Ambiente e Saúde & Segurança Ocupacional (ANSES) os custos socioeconómicos com a poluição do ar interior podem atingir os 19 mil milhões de euros por ano.

Apesar disso, a qualidade do ar interior é ainda muitas vezes negligenciada. Em França, 1-em cada-2 escritórios e 3-em cada-5 salas de aula não têm ventilação ou tratamento do ar, enquanto a OMS estima que o ar em 30% dos edifícios novos ou remodelados não é saudável.

Acresce ainda que um tratamento adequado do ar interior e o uso eficiente de unidades de ventilação pode reduzir os consumos energéticos de um edifício em 7% a 10%.

 

O contributo da Veolia

A qualidade do ar interior é um dos ramos de especialidade da Veolia, mas o Grupo vai mais longe. Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, e em particular o tema do combate à poluição do ar, a Veolia faz um compromisso: lançamos hoje uma nova oferta integrada (all-in-one)  para garantir a qualidade do ar em edifícios. É uma oferta pioneira e adaptável a qualquer cliente, industrial ou municipal, bem como a qualquer tipo de edifício – escritório, estabelecimento de ensino, centro comercial ou hospital – respondendo às necessidades e requisitos específicos de cada um.

“Tal como a Veolia tem assegurado que a qualidade da água para consumo possa contribuir para a melhoria da saúde pública e para a qualidade de vida, está também comprometida com o desenvolvimento de conhecimento e soluções que melhorem a qualidade do ar interior”, afirmou a propósito do lançamento da nova oferta Antoine Frerot, CEO do Grupo Veolia.  

 

O que a Veolia oferece:

 

1. AIR CONTROL: medição e monitorização contínua da qualidade do ar

Benefício => Conhecer a qualidade do ar para poder atuar na sua melhoria

 

2. AIR PERFORMANCE: gestão e otimização das instalações de forma a garantir os níveis de qualidade do ar

Benefício => Melhorar a qualidade do ar nos edifícios

 

3. AIR HUMAN: envolver todos os stakeholders na melhoria da qualidade do ar

Benefício => Melhorando a perceção sobre o tema e fazendo dos utilizadores do espaço atores da melhoria da qualidade do ar: antecipando e prevenindo riscos

 

Para saber mais sobre o Estudo ELABE e sobre a oferta da Veolia para a área da qualidade do ar interior clique aqui