Prémio Estudantes Solidários está de volta em 2022

Tudo o que precisas de saber - critérios de elegibilidade, como candidatar, quais as condições - para a tua associação de estudantes se candidatar ao Prémio Estudantes Solidários da Veolia.

O Prémio Estudantes Solidários, promovido pela Fundação Veolia, tem por objetivo promover o envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva. 

O Prémio reconhece projetos inovadores desenvolvidos por associações de estudantes do ensino superior nas áreas prioritárias de intervenção da Fundação: ajuda internacional ao desenvolvimento, promoção de laços sociais e apoio ao emprego, proteção do ambiente e da biodiversidade.

Calendário em 2022:

  • 30 Abril: Prazo final para candidatura
  • 9 Junho: Cerimónia de Prémios

A quem se dirige o concurso?

O Prémio Estudantes Solidários é destinado a associações de estudantes (formalmente constituídas) do ensino superior nos países onde a Veolia desenvolve atividade.

Duas ou mais associações podem juntar-se e submeter uma aplicação conjunta, sendo que nestes casos uma das associações será designada de líder do projeto e será a interlocutora com a organização do concurso.

Quais são os prémios?

Prémio pecuniário: de 10.000,00€ a distribuir pelos três projetos vencedores, em função dos requisitos e características específicas de cada projeto.

Apoio técnico:  de colaboradores da Veolia especialistas em água, energia e resíduos e que podem apoiar com as suas competências os projetos vencedores.

Quais são os critérios de seleção?

Os projetos candidatos devem inscrever-se numa das três áreas prioritárias de intervenção da Fundação Veolia:

  • ajuda internacional ao desenvolvimento,
  • promoção de laços sociais e apoio ao emprego,
  • proteção do ambiente e da biodiversidade.

Os projetos candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade da candidatura (clareza de exposição, relevância da metodologias, cumprimento da elegibilidade)
  • Profissionalismo da abordagem proposta (conhecimento do contexto local, adequado balanço entre as necessidades identificadas e as soluções desenvolvidas, envolvimento dos stakeholders relevantes)
  • Viabilidade (objetivos claros, viabilidade técnica e financeira, realismo no planeamento, experiência do(s) líder(es) de projeto, qualidade dos parceiros e envolvimento de stakeholders relevantes)
  • Impacto (relevância dos indicadores propostos para avaliar os impactos económicos, sociais e/ou ambientais do projeto em termos concretos, comparativamente aos objetivos iniciais)
  • Sinergias (de acordo com os recursos necessários, capacidade do líder de projeto para angariar apoio externo ou co-financiamento)
  • Tipo de apoio solicitado (O Prémio Estudantes Solidários financia principalmente despesas de investimento e formação, mas podem, se necessário, contribuir para cobrir as despesas operacionais mais estratégicas para a implementação efetiva do projeto (despesas, custos de transporte, etc.).
  • Continuidade (serem contemplados desafios relacionados com a continuidade do projeto em termos de formação, desenvolvimento, envolvimento de parceiros locais, ...)

Não são elegíveis:

  • Projetos Temporários (exposições, demonstrações, um simpósio, um evento) mesmo que dentro do tema e objetivos
  • Projetos Artísticos e Culturais
  • Projeto que envolvem viagens ou estadias mas sem resultados concretos
  • Projetos já concluídos à data da cerimónia de entrega dos prémios.

Como decorre a seleção?

Em duas fase:

1 - Pré-seleção

As candidaturas são analisadas conforme vão chegando pela equipa da Fundação Veolia envolvida na organização do Prémio, de forma a ser criada uma shortlist.

 

2 - Juri seleciona vencedores

Um juri de 7 elementos, em representação da Fundação Veolia, área de Recursos Humanos da Veolia, escolas e univesidades, reunem e selecionam os melhores projetos.

Como candidatar?

A candidatura deve ser feita até 30 de abril em http://fondation.pse.veolia.com/ 

Registo em: http://fondation.pse.veolia.com/ 

Para saber mais visitar página Facebook  ou Instagram.

Contactos:

Para esclarecimento de dúvidas contactar por e-mail [email protected]