Uma resposta inovadora aos desafios da água na agricultura
Integrado no sistema multimunicipal de abastecimento e saneamento do Norte de Portugal, o REGADOURO é um projeto colaborativo que junta a Veolia Portugal, Águas do Norte, ADVID – Cluster da Vinha e do Vinho, a Poças – Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A nomeação para os prestigiados Water Europe Innovation Awards 2025, é desde já um reconhecimento do seu papel na reutilização de águas residuais tratadas para rega agrícola e, particularmente, para a viticultura.
A iniciativa, que entrou recentemente na sua fase de ensaios, pretende promover a reutilização de águas residuais tratadas para rega, aproveitando simultaneamente os nutrientes e fertilizantes presentes nessas águas. Segundo a Águas do Norte, o objetivo passa por “aumentar o conhecimento científico e tecnológico sobre a reutilização da água e contribuir para a eficiência ambiental e económica do setor agrícola”, responsável por cerca de 70% do consumo de água em Portugal.
Em 2023, o projeto foi um dos selecionados pela Fundação “La Caixa”, no âmbito do programa “Promove. O futuro do interior”, realizado em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O apoio, atribuído a fundo perdido, destina-se a incentivar projetos-piloto que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior.
A nomeação para prémios reconhece não só a excelência técnica do projeto, mas também o seu impacto social e económico, servindo de exemplo para outras regiões e setores que enfrentam desafios semelhantes.
Os vencedores dos Water Europe Innovation Awards 2025 serão conhecidos durante a conferência Water Innovation Europe, que decorrerá nos dias 27 e 28 de junho, em Copenhaga. Desde 2015, este evento tem vindo a destacar soluções que reforçam a sustentabilidade e a inovação no uso e gestão da água.