Talents & Champions: 7 colaboradores que são também atletas de topo no seu caminho para 2024

São sete os colaboradores Veolia que conciliam a prática desportiva de alta de competição e a excelência no trabalho corporativo. Em preparação para 2024 contam com o patrocínio da Veolia. Este é o nosso programa "Talents & Champions". Acompanhem aqui a aventura destes 7 atletas: a história de cada um, os seus compromissos e conquistas para seguir durante os próximos meses.

Apoiamos os nossos campeões rumo a Paris 2024

“Talents & Champions” é um programa de  patrocínio Veolia que irá acompanhar e integrar  7 atletas de alta competição, de forma a conseguirem conciliar a excelência desportiva e o seu desenvolvimento profissional. O programa promove o respeito pela diversidade, a igualdade de oportunidades e o combate a qualquer tipo de discriminação .

Desporto, uma alavanca para o bem-estar e saúde nas empresas 

"A prática desportiva em contexto corporativo tem se mostrado um catalizador para a diversidade, um acelerador de coesão, uma alavanca para a construção do espírito de equipa e sentimento de orgulho em pertencer à Veolia. A nossa comunidade "Veolia Sport & Human" inclui já vários milhares de colaboradores que partilham as suas paixões individuais e ao mesmo tempo apoio mútuo, fazendo eco dos valores do Grupo", afirma Frédéric Goetz, Diretor de Saúde e Segurança do Grupo. 

Porquê "Talents & Champions"?

  • A palavra "Champion" (Campeão), com origem no mundo desportivo, está no coração da cultura da Veolia, que se posiciona também como líder mundial para a transformação ecológica. Dá corpo à vontade de um coletivo, sem ignorar a diversidade em si contida.
  • A palavra "Talent" (talento) remete-nos para os recursos que existem em cada ser humano e, dessa forma, para a nossa comunidade de colaboradores.

Em destaque CAROLINE JOUISSE, atleta de natação em águas abertas.

Qual é a tua modalidade e como a praticas?
Eu pratico natação em águas abertas, que é uma modalidade Olímpica desde 2008. Treino na piscina de Fontainebleau. As competições decorrem no mar, lagos rios e piscinas artificiais (por exemplo em Abu Dhabi ou Doha) em distâncias de 5, 10, 25 quilómetros ou mais. 


Podes dar-nos um exemplo da relação tempo-distância de uma prova desse tipo?
Claro. No início deste ano, por exemplo, nadei da ilha de Capri até Nápoles, que são 36 quilómetros em cerca de 7 horas. Para 10 quilómetros, pode levar 2 horas ou 2 horas e 20 minutos (caso haja muitas ondas). 

Quais são as tuas motivações e compromissos enquanto atleta?
Tal como em todos os desportos, nada requer um nível de compromisso pessoal muito grande. Se eu não nadar durante 36 horas, eu perco o meu sentido de auto-controlo e a minha performance sai prejudicada. Por isso é um esforço e compromisso constantes. Há depois um outro lado, relacionado com as realidades que tenho conhecido através da prática desta modalidade e que me têm impressionado muito. Por exemplo, na Macedónia vi grandes quantidades de lixo a boiar num lago de águas límpidas. Por isso, tento fazer os possíveis para proteger o ambiente natural. 

Porque decidiste trabalhar na Veolia?  
A água é o elemento onde me movo todos os dias, por isso para mim foi algo muito natural trabalhar neste Grupo quando cheguei a França.  Trabalhar na Veolia trouxe-me a estabilidade necessária para continuar a minha carreira enquanto atleta de alta competição, permitindo-me, quando necessário, ajustar os meus horários aos treinos, competições e tempos de recuperação. Hoje devo dizer que é graças à Veolia, ao meu clube em Sarcelles e à Federação Nacional de Natação que continuo a perseguir o meu sonho de chegar aos Olímpicos de 2024.

Calendário desportivo da Caroline:

  • Maio de 2022: Campeonato Europeu de Águas Abertas, Itália, 10 quilómetros
  • 18 de junho a 3 Jde ulho: Campeonato Mundial em Budapest (Hungria), em 10 quilómetros e 25 quilómetros, com treinos em altitude de preparaçao em Font-Romeu (França) 
  • 9 e 10 Julho: Campeonato Mundial em Paris 
  • 9 e 10 Jullho: Campeonato Europeu em Roma (Itália) em 10 quilómetros e 25 quilómetros
  • Depois, mais campeonatos mundiais e europeus no Canadá, Barcelona e Israel... E depois disso um estágio nos Estados Unidos.
  • Julho 2023: Campeonato Mundial de Águas Abertas em Fukuoka (Japão) onde serão selecionados os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2024.