Veolia destaca a importância de uma cultura de segurança justa em Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Regras que Salvam Vidas Exposição de Segurança Veolia

A Cultura Justa tem por objetivo fomentar a confiança entre os colaboradores, equipas e chefias, tendo em vista uma maior fluidez na transmissão de informação, que permita atuar sobretudo ao nível da prevenção de acidentes.

Por ocasião do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, este ano tendo como foco "Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável", a Veolia inaugurou uma exposição itinerante em torno do tema da Cultura Justa.

A Cultura Justa tem por objetivo fomentar a confiança entre os colaboradores, equipas e chefias, tendo em vista uma maior fluidez na transmissão de informação que permita atuar sobretudo ao nível da prevenção de acidentes.

Este roadshow, sob o mote “1+1=0! Juntos somos zero acidentes”, inclui a explicação dos vários conceitos relacionados com a implementação de uma Cultura Justa de saúde e segurança no trabalho, integrando também uma vertente mais lúdica com jogos para exercitar os conceitos e a sua aplicação em casos de estudo baseados na realidade das nossas atividades. No final os colaboradores são convidados a dar a cara por uma Cultura Justa. 

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho destacamos as 12 Regras que Salvam Vidas, parte da Cultura Justa, que se encontra em implementação durante este ano em todo o grupo Veolia em Portugal. Com a implementação destas regras aquilo que pretendemos é tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os nossos colaboradores.
Na Veolia acreditamos que a segurança de todos e cada um de nós é inegociável, estas 12 regras que salvam vidas tornam-se parte integrante dos comportamentos inegociáveis na cultura de prevenção que construímos diariamente. E, por isso, criámos também um momento de formação que vai percorrer o país nas próximas semanas, a começar pelas chefias.
Hoje e todos os dias, avançamos juntos rumo aos zero acidentes.

TÂNIA LOPES
Coordenadora Segurança - Veolia Portugal

Tânia Lopes, Coordenadora de Segurança Veolia Portugal

Esta nova abordagem vai ajudar-nos a caminhar no sentido de sermos interdependentes no que diz respeito à Segurança.

Pedro Pinto 

Acredito que a Cultura Justa é um tema da organização, não apenas de cada um de nós isolado, mas sim enquanto parte de um todo.

Margarida Saquete

 

O caminho para alcançarmos Zero Acidentes não é linear, nem fácil. E precisa que estejamos todos comprometidos com esse caminho e objetivos. E este tipo de iniciativas ajuda a congregar os colaboradores em torno deste compromisso, a compreenderem melhor o que está em causa e, pelo seu lado divertido, com os jogos e debates, a carregarmos energias para esta jornada em prol de uma melhor cultura de segurança, onde a prevenção ocupa um papel crucial, garantindo que todos os colaboradores chegam ao final do dia a casa em segurança e com saúde. Eu saio daqui com as minhas energias carregadas!

José Melo Bandeira
Country Manager - Veolia Portugal

compromisso
A nossa força de trabalho de cerca de 220 mil colaboradores é o nosso bem mais precioso. A sua segurança é a nossa prioridade.
entrevista
À conversa com Tânia Lopes, Coordenadora de Segurança na Veolia Portugal
propósito
A Segurança integra a dimensão Desempenho de Recursos Humanos do Desempenho Multifacetado da Veolia.