Veolia com parceria para produção de cartões SIM de plástico

Apesar do mercado dos cartões SIM ter registado grandes reestruturações nos últimos anos, nomeadamente com a otimização do tamanho do cartão e o desenvolvimento de cartões eSIM diretamente incorporados nos telefones, o cartão tradicional ainda continua a dar muito que falar. Na verdade, para ligar os telemóveis aos operadores móveis, 4,5 mil milhões de cartões SIM foram produzidos em 2020, gerando significativos volumes de CO2 e plástico. Um mercado que a empresa Thales e a Veolia decidiram eco-transformar em conjunto.

A Veolia e a Thales, líder no mercado da alta tecnologia, uniram esforços para criar o primeiro cartão SIM eco-designed feito de plástico reciclado. O plástico, cuja origem é principalmente de frigoríficos, é transformado na fábrica de reciclagem de plástico da Veolia em Froissy. Utilizando grânulos reciclados, os engenheiros da Thales, em colaboração com os especialistas da Veolia, desenvolveram um novo processo de fabrico de cartões SIM cumprindo os requisitos industriais. Estes cartões eco-SIM, que incluem o cartão SIM e o respetivo cartão de suporte, vão permitir evitar a produção de 5.000 toneladas do plástico virgem e emissões de 15,000 toneladas de CO2. E no fim do seu ciclo de vida, o plástico usado para fazer os cartões pode ser reciclado e utilizado novamente.

Este novo produto vem ajudar os operadores móveis na sua transformação ecológica e responder às preocupações ambientais crescentes dos seus clientes.

Leia a versão integral da notícia aqui