Veolia define o seu Propósito

Resultado da auscultação de vários stakeholders, aprovado em Conselho de Administração e apresentado a todos os acionistas na Assembleia Geral de 18 de abril, o Propósito da Veolia expressa a razão de existir da Veolia, o que faz e como faz, para benefício de todos as partes interessadas.

Culminando 160 anos de história, o Propósito da Veolia está em linha com a sua missão “Resourcing the World”. Estabelece a essência da atuação da Veolia no futuro. É em simultâneo um caminho que o Grupo quer percorrer e uma forma de dar às suas ações uma base mais sólida e de longo-prazo.

Para a Veolia é fundamental que todos os seus stakeholders conheçam o seu Propósito – sejam os colaboradores, os clientes, os fornecedores, os mais diversos parceiros e partes interessadas, nos territórios onde o Grupo atua – para que possam saber o que significa e contribuir para a sua aplicação prática.

 


O Propósito da Veolia

 

O propósito da Veolia é contribuir para o progresso humano através de um compromisso firme com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas com o objetivo de garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos. É com esta perspetiva que a Veolia assumiu a missão “Resourcing the world”, materializada na prestação de serviços ambientais.

Na Veolia estamos convictos de que a prossecução do desenvolvimento humano só é possível se as questões económicas, sociais e ambientais forem abordadas como um todo, indivisível. Esta convicção faz parte da própria história da empresa que, quando criada em 1853, foi pioneira ao posicionar o acesso à água para consumo como um elemento essencial para a saúde pública e para a qualidade da vida.

Atualmente, na condução das nossas atividades nas áreas da água, resíduos e energia, fornecemos aos nossos clientes, públicos e privados, em todo o mundo, as soluções que permitem melhorar o acesso a serviços essenciais e a recursos naturais, e também assegurar a sua preservação, uso e valorização eficientes. Melhorar a nossa pegada ambiental e a dos nossos clientes é um elemento central das nossas operações e do nosso modelo económico.

Somos uma empresa simultaneamente local e global, tecnicamente forte, quer ao nível do conhecimento, quer da experiência dos seus colaboradores, e de compromissos de longo prazo. Garantimos resultados duradouros para os nossos clientes, sustentados na nossa vasta experiência, na qualidade dos nossos serviços e na nossa elevada capacidade de inovação.

Formamos uma comunidade de trabalhadores onde, para além de uma remuneração e do respeito pela saúde e segurança de cada um, todos podem encontrar um sentido para as atividades que desenvolvem, tomar parte ativa de uma ação coletiva valorizante e alcançar uma realização pessoal. Através da formação, a Veolia garante que os seus colaboradores, a maioria dos quais são técnicos e operadores, desenvolvem as suas competências. A empresa apoia-se na responsabilidade e autonomia de todos eles, a todos os níveis, e em todos os países, e promove a igualdade profissional entre homens e mulheres. Além disso, a Veolia encoraja o diálogo social, especialmente através dos órgãos representativos dos trabalhadores, incentivando cada um a adotar como seu este projeto que é de todos.

Em todas as geografias onde está presente, a Veolia respeita as leis e regulamentos aplicáveis. O mesmo se aplica às regras, amplamente difundidas, de ética, consistentes com os valores do Grupo de responsabilidade, solidariedade, inovação, respeito e enfoque no cliente.

A prosperidade da Veolia assenta na sua utilidade para todos os seus stakeholders - clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, população atual ou gerações futuras -  nos diversos territórios onde opera. O seu desempenho deve, portanto, ser avaliado nas mais diversas dimensões e em função destes diferentes públicos. A empresa dedica o mesmo grau de atenção e exigência a cada uma dessas dimensões. Desta forma, a Veolia prepara-se para o futuro, protegendo o ambiente e dando resposta às necessidades essenciais da humanidade.