Veolia e TotalEnergies parceiras no maior sistema solar em central de dessalinização no Omã

TotalEnergies e Veolia assinaram um acordo para iniciar a construção dos maiores sistemas solares fotovoltaicos (PV) que fornecem energia para uma central de dessalinização no Omã, na cidade de Sur. A central elétrica será localizada no local da central de dessalinização de Sharqiyah, uma referência em Omã e na região do Golfo, fornecendo água potável a mais de 600.000 habitantes da região de Sharqiyah.

 

Este projecto solar de 17 megawatts de pico (MWp) será o primeiro do seu género a ser instalado na região. Com capacidade para produzir mais de 30.000 megawatts-hora (MWh) de eletricidade verde anualmente, o que representa mais de um terço do consumo diário da central de dessalinização, permitindo-lhe evitar cerca de 300.000 toneladas de emissões de CO2

O sistema está alinhado com a Estratégia Nacional de Energia de Omã para converter 30% da sua utilização de eletricidade em fontes renováveis até 2030. A central será equipada com mais de 32.000 painéis solares de alta eficiência e utilizará um sistema inovador de seguidores Este-Oeste para aumentar a produção de energia. Cobrirá uma área de 130.000 m2, equivalente a aproximadamente 18 campos de futebol.
 

dessalinização produção de energia

"Na Veolia, estamos empenhados em trazer a transformação ecológica ao setor da água, com os nossos clientes e nos nossos próprios ativos. Estamos felizes por lançar a construção da central solar na nossa unidade de dessalinização na cidade de Sur, para poder alimentá-la com eletricidade verde, reduzindo drasticamente a sua pegada de carbono.", disse Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia. "Como um dos principais atores do setor da água de Omã, a Veolia está totalmente empenhada em apoiar os objetivos de sustentabilidade da Visão 2040 de Omã para as comunidades e indústrias do Sultanato e o nosso projeto solar com TotalEnergies vai nessa direção".

"Este projeto está em linha com a nossa estratégia de desenvolvimento de energias renováveis no Médio Oriente e de fornecer aos nossos clientes soluções energéticas limpas, fiáveis e acessíveis. Estamos empenhados em apoiar a Veolia na descarbonização das suas operações, com base no nosso forte historial de implementação de soluções de energia renovável em locais altamente técnicos e complexos. Como empresa global multienergética, o nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das energias renováveis em Omã e na região", disse Vincent Stoquart, Vice-Presidente Sénior de Renováveis da TotalEnergies.

Yaqoob Al Kiyumi, CEO da Oman Power and Water Procurement Company OPWP afirmou: "Esta iniciativa acrescenta outra perspetiva ao objetivo de ter acesso a água limpa em Omã. A utilização de energia solar como outra fonte de energia para operações de dessalinização contribui para os objetivos de sustentabilidade em Omã."

 

A Veolia está a desenvolver soluções para otimizar a eficiência energética das suas atividades de dessalinização, incluindo a central de dessalinização de Sharqiyah. O Grupo, em parceria com a TotalEnergies, decidiu dar mais um passo em direção à transformação verde, utilizando energia renovável para alimentar a central em vez de combustíveis fósseis.

TotalEnergies visa apoiar os países produtores a construir um futuro mais sustentável através de uma melhor utilização dos recursos naturais do país, incluindo energia solar, que melhorará diretamente a acessibilidade de eletricidade mais limpa, mais fiável e mais económica. A empresa está a alavancar a sua posição de liderança na região para desenvolver projetos solares de grande escala no Qatar, Iraque e Líbia. Estes projetos ilustram o modelo de desenvolvimento sustentável da TotalEnergies, uma empresa global multienergética que apoia os países produtores na sua transição energética.

 

Notícia completa aqui.