Veolia e Waga Energy iniciam operação de uma das maiores unidades de produção de biometano na Europa

  • É a maior unidade de produção de biometano em França e uma das maiores da Europa

  • Ao desenvolver uma origem de energia local, sustentável e de baixo carbono este projeto contribui para a segurança energética

  • Em França, a Veolia já produz um total de 1,6 TWh de biogás, equivalente a 10% do objetivo para 2023 para a produção de biogás no país estabelecido no Plano de Energia Multianual.1 E tem mais investimentos em curso.

A Veolia e a Waga Energy anunciaram a entrada em funcionamento da maior unidade de produção de biometano em França, utilizando biogás de resíduos não perigosos. Localizada no hub industrial ecológico da  Veolia em Claye-Souilly (região de Paris), a unidade irá produzir 120 GWh por ano de gás de base renovável. Este volume é equivalente ao consumo médio anual de gás de 20.000 famílias ou 480 autocarros e permitirá evitar emissões de cerca de 25.000 toneladas de CO2 a cada ano.

Baseada na tecnologia WAGABOX® , desenvolvida pela Waga Energy, esta unidade de produção é totalmente automatizada e controlada remotamente e recupera e trata o biogás de aterro transformando-o em biometano, um gás 100% renovável. Este gás verde é então injetado diretamente na rede nacional de distribuição de gás que fornece energia às habitações e empresas da região, incluindo a descarbonização do setor dos transportes através de BioGNV (gás para transportes). 

O projeto Claye-Souilly é um dos quatro que estão a ser desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre a Veolia e a Waga Energy em França. Uma unidade de produção já se encontra em operação em Saint-Palais (Cher), com outras duas em construção em Le Ham (Manche) e Chatuzange-le-Goubet (Drôme). 

Quando totalmente em operação, estas quatro unidades vão representar uma capacidade de produção de biometano de mais de 175 GWh por ano em 2024, e permitir evitar 35.000 toneladas de  CO2 anualmente.

 

 

O hub industrial ecológico da  Veolia em Claye-Souilly (região de Paris) trata e valoriza mais de 1,5 milhões de toneladas por ano de resíduos municipais e industriais, estando já equipado com instalações que produzem calor e eletricidade a partir de biogás. Com a nova unidade de produção de biometano que entra agora em operação, a produção total e anual de energia do hub sobe para 238 GWh, um aumento de 40% no fornecimento de energia.

A Veolia é atualmente um dos maiores produtores mundiais de energia a partir de biogás. Enquando líder mundial para a transformação ecológica e com uma abordagem de economia circular, a Veolia tem por objetivo maximizar a valorização do biogás na forma de biometano e aumentar as reservas globais deste gás de base renovável. A ambição do Grupo é tornar-se líder no setor do biometano e desenvolver as suas capacidade de produção de energias verdes num contributo firme e efetivo no combate às alterações climáticas.

1Plano Multianual de Energia 2019–2023, Ministério da Transição Ecológica