Veolia participa em projeto pioneiro de tratamento de águas residuais para abastecimento de água para consumo na região de Vendée

Enfrentando, de forma cada vez mais frequente, ondas de calor e uma crescente procura de água, dada a popularidade da sua linha de costa, a região de Vendée , no Golfo de Biscaia, lançou um programa pioneiro sem precedentes na Europa:  o programa Jourdain. O programa envolve a entidade gestora Vendée Eau, a Agência para a Água de Loire-Bretagne e a Veolia, e passa pela construção de uma unidade piloto que irá produzir água de muito alta qualidade a partir de águas residuais garantindo à região uma origem complementar de água para consumo. 

Em Vendée, 9 em cada 10 litros de água para consumo são produzidas a partir de águas superficiais , particularmente sensíveis aos efeitos das alterações climáticas.  A par de um conjunto de ações para promover um consumo racional de água, a entidade gestora responsável pela distribuição de água àquela região, - a Vendée Eau- está a antecipar o risco de uma futura falta de água  e escolheu a solução REUT  da Veolia(Reutilização de Águas Residuais Tratadas) para fazer parte do projeto Jourdain.

Um novo ciclo para a água

Jourdain é um programa para a economia circular da água. Pretende reproduzir o ciclo da água de uma forma supervisionada e planeada: em vez de ser descarregada no oceano Atlântico, uma parte das águas residuais tratadas na ETAR de Sables d'Olonne é recuperada para iniciar um novo ciclo de tratamento:  5 etapas sucessivas que permitem eliminar a salinidade, componentes microbiológicos e micropoluentes como pesticidas, componentes farmacêuticos e industriais. 

A água é então transportada ao longo de 25 km para a albufeira de Jaunay, numa zona de vegetação, regressando ao seu estado natural. Esta água termina o seu circuito na Estação de Tratamento de Água, onde é produzida a água para abastecimento público. A Veolia apoia assim a Vendée Eau no cumprimentos dos seus objetivos ambientais e de saúde pública, através da produção de uma água de alta qualidade.

DADOS DO PROJETO:

  • 4,5 milhões de m3 de águas residuais tratadas anualmente na ETAR de Les Sables d'Olonne, equivalente ao volume de água de uma das 13 albufeiras de Vendée.
  • 150 m3/h serão tratadas na unidade piloto durante a sua fase experimental (de 2023 a 2026), i.e. um quarto das descargas da zona urbana. Depois um total de 600m3/h (a partir de 2027), i.e. um recurso complementar de 1,5 milhões m3 de água para consumo nos períodos de maio a outubro, em anos secos.
  • Tecnologias utilizadas na unidade piloto: ultrafiltração e osmose inversa a baixa pressão (Barrel Plug and Play, concebido pela Veolia, contendo 200 elementos de membranas), desinfeção com ultravioleta e cloração.
  • Orçamento global para o programa Jourdain: 19,5 milhões de euros em 10 anos.
The future refining plant of the Jourdain programme ⓒ Atelier RVL Architectes - Tours

Aspeto da futura unidade de tratamento

ⓒ Atelier RVL Architectes - Tours

Democratizar soluções de reutilização de águas residuais 

O programa Jourdain é pioneiro na Europa. Assenta na experimentação de afinação do tratamento das águas residuais tendo em vista a sua reutilização, com quatro objetivos: implementar uma solução para regiões cujas reservas de água reduzem significativamente no verão; recuperar água de uma forma circular para reforço adicionais das albufeiras e barragens; validar processos de afinação do tratamento com menor impacto no ambiente natural; e contribuir para criar confiança na mudança de legislação tendo em vista democratizar soluções de reutilização de águas residuais.

Porquê Jourdain?

O nome do programa inspira-se na personagem de Jourdain na comédia de Molière "Bourgeois Gentilhomme", que descobriu que escrevia em prosa sem que o soubesse. Tal como Jourdain, a água que consumimos diariamente tem uma história até chegar a nós, que desconhecemos: muitos cursos de água recebem descargas de águas residuais de ETAR  e depois, essa água, a montante, é transformada em água para consumo. Nesse sentido, todos estamos já envolvidos com o tema da reutilização de águas residuais mesmo  sem termos esse facto presente.  

O nome do programa remete também para o longo (360 quilómetros) rio Jordão, que atravessa Israel, o sudeste do Líbano e o Lago Tiberias. A sua água, muito cobiçada pelos países por onde passa, está a tornar-se limitada. Israel tornou-se um exemplo na área da reutilização, cobrindo mais de 90% das suas necessidade de água para consumo: recupera 520 milhões de m3 de águas residuais tratadas por ano para abastecer 9 milhões de habitantes. E 50% da sua água reciclada é ainda utilizada para regar campos agícolas.

Calendário do projeto

  • 2023: Conclusão da unidade de tratamento. Construção do pipeline para transporte de água e da área de vegetação envolvente. 
  • 2024-2026: Monitorização dos impactos ambientais, de saúde pública e sociais.
  • 2027: Monitorização e avaliação do programa na sua globalidade. Extensão da capacidade para 600 m3/h, sujeita às necessárias autorizações.