#WomenVoices - Equidade Hoje para um Amanhã mais sustentável

WomenVoices é uma série de podcasts promovida pela Veolia com o objetivo de dar voz a mulheres de todo o mundo por ocasião das celebrações do Dia Internacional da Mulher. O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é "Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável", que é também o mote dos podcasts protagonizados por colaboradoras da Veolia nos 5 continentes e muitas outras mulheres com ligação ao mundo Veolia. 

#WomenVoices 

Igualdade de género hoje para um futuro mais sustentável

De acordo com as Nações Unidas, garantir a igualdade de género num contexto de crise climática e redução de risco de desastres climáticos, é um dos maiores desafios globais do século XXI.

Por um lado, é reconhecido que as mulheres são mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas, uma vez  que constituem a maioria da população em situação de pobreza e de dependência em relação aos recursos naturais, que as alterações climáticas impactam negativamente.

Por outro lado, é também crescente o número de mulheres e jovens raparigas que ocupam lugares de liderança no combate e mitigação das alterações climáticas. Elas estão cada vez mais envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo e a sua participação e liderança resulta numa ação climática mais efetiva.

Pelas crescentes oportunidades, mas também pelos constrangimentos que persistem, é  fundamental continuar a promover um contexto de promoção da diversidade, da equidade  e da inclusão, sem os quais um futuro sustentável não será realidade. E por isso o Dia Internacional da Mulher em 2022 clama "Igualdade de género hoje por um amanhã mais sustentável."

Mais informação em https://www.un.org/en/observances/womens-day