Incorporação de energias renováveis

Energia solar fotovoltaica em grandes edifícios

OS DESAFIOS

Com os objetivos de promover uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos e combater os riscos climáticos, o Hospital Fernando da Fonseca decidiu dar um importante passo na transição para uma economia de baixo carbono, através da incorporação de energia solar fotovoltaica no seu mix energético.

Os principais desafios inerentes a este projeto foram:

  • conciliar a implementação de uma solução de descarbonização, com ganhos de eficiência, reduzindo a fatura energética do Hospital
  • fazer uma utilização eficiente do espaço disponível
  • e, como acontece sempre nestes projetos que se realizam em contexto hospitalar, conciliar a sua implementação com a continuidade dos serviços e o bem-estar dos utentes

A concretização da instalação foi enquadrada num projeto POSEUR – o Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, exigindo total rigor no cumprimento das várias fases e respetivos prazos.

 

A SOLUÇÃO

A solução implementada pela Veolia consistiu na instalação de um sistema de produção para autoconsumo baseado num sistema solar fotovoltaico. Assente no princípio do produtor/consumidor, a solução implementada permite produzir energia para consumo nas próprias instalações, reduzindo a dependência de outras fontes de energia mais poluentes e os custos de eletricidade do Hospital.

Recorrendo a módulos mais eficientes, a Veolia procurou também reduzir a área de implantação, especialmente nas coberturas, de modo a reduzir os custos de manutenção e também a sua segurança. No total, foram instalados 410 módulos fotovoltaicos em cobertura e 1440 módulos fotovoltaicos no solo.

Com 1 MWp de potência instalada, estima-se que a instalação vá produzir anualmente 1,63 GWh e contribuir para evitar 400 toneladas de emissões de CO2 por ano.
 

1850 módulos fotovoltaicos instalados

evita a emissão de 400 toneladas de CO2 anualmente

total de energia produzida 1,63 GWh

Serviços de Energia para Edifícios - Saúde

Local: Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Amadora
Âmbito: Central solar fotovoltaica
Ano de execução: 2021 (concluído)

 

COMPETÊNCIAS VEOLIA NA ÁREA DA SAÚDE

  • Engenharia e Instalação
  • Manutenção Integrada
  • Produção de energia e eficiência energética
  • Tratamento de água 
  • Controlo da Qualidade da Água

 

Foco total na segurança das pessoas e da instalação

Redução da pegada carbónica associada à produção de energia