A nossa missão

Resourcing the World - Recursos para o Mundo

O mundo precisa de repensar a forma como usa os recursos naturais  e consequentemente implementar modelos de desenvolvimento económico e social mais eficientes, mais equilibrados e mais sustentáveis. 

Com uma vasta experiência na gestão da água, da energia e  dos resíduos, a Veolia desempenha hoje um papel essencial na transição para uma economia circular,  fazendo evoluir de um racional económico assente no consumo de recursos para uma abordagem que privilegia a valorização dos recursos e a sua reintegração nas cadeias produtivas e de consumo.

Em todo o mundo, os seus mais de 171 mil colaboradores são responsáveis por desenhar e implementar soluções que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias, assegurando a melhoria do acesso aos recursos e ao mesmo tempo a sua proteção e valorização.

Melhoramos o acesso aos recursos

Num mundo que tem cada vez mais necessidades e cada vez menos reservas, o acesso aos recursos naturais torna-se mais complexo e uma fonte de tensão.  Para dar resposta a estes desafios, a Veolia desenvolve soluções que permitem fornecer ao maior numero de pessoas os recursos  essenciais à sua qualidade de vida, que promovem a atratividade das regiões e que  apoiam as empresas a melhorar o seu desempenho. Estas soluções incluem o acesso a água segura para consumo e a serviços de energia para as cidades e os seus habitantes; um conjunto de serviços que garantem às indústrias a sustentabilidade dos seus processos produtivos e ainda processos de recuperação e valorização de materiais no contexto da economia circular.

Protegemos os recursos 

Dada a crescente tensão em torno de recursos que são essenciais à qualidade de vida, a preservação e proteção desses mesmos recursos é uma responsabilidade de todos. Porque recursos  que sejam consumidos com menor intensidade,  melhor usados e menos danificados são recursos que vão continuar a estar disponíveis no futuro. Neste sentido, a Veolia desenvolve soluções inovadoras para que a extração  de recursos seja a estritamente necessária, realizada no local e momento certos e usando os processos adequados. Ao mesmo tempo contribui para o equilíbrio e proteção dos ecossistemas, para que a sua disponibilidade não seja comprometida. A Veolia utiliza a sua experiência para otimizar o uso desses recursos, reduzindo as suas perdas durante o seu ciclo de uso e minimizar os impactos a jusante, garantindo que não existem impactos negativos na saúde humana e na qualidade do ambiente natural.

 

Valorizamos os recursos

A Veolia está a tornar possível a geração de novos recursos que já hoje estão a substituir algumas matérias primas, contribuindo para reduzir a pressão existente sobre certos recursos. Inovando na reciclagem de materiais e valorização de resíduos, a Veolia fornece soluções que permitem estender significativamente o ciclo de vida e o valor de utilização de alguns recursos.

No contexto da economia circular,  a Veolia está também a desenvolver conhecimento específico sobre eco-design de forma a apoiar as indústrias na conceção e implementação de processos produtivos que incorporem novos materiais a partir da valorização de resíduos. 

Por fim, em cada uma das suas áreas de atividade - água, energia e resíduos - a Veolia dá origem a totalmente novos recursos: o calor excedente de uma indústria que se tornar aquecimento para habitações; as águas residuais tratadas cujas lamas são valorizadas como fertilizante agrícola; o gás libertado pelo tratamento de resíduos que gera eletricidade, e muitos outros exemplos.