Dessalinização - uma nova origem de água

A dessalinização da água do mar é uma forma eficaz de combater o stress hídrico em zonas costeiras áridas. É uma solução de elevado potencial considerando que cerca de 40% da população do mundo vive a menos de 100 quilómetros do mar e 25% a menos de 25 quilómetros. A dessalinização é também uma solução adequada para fornecer água para consumo humano em zonas onde os recursos naturais estão sujeitos aos efeitos da intrusão salina (rios, estuários, águas interiores ou águas salobras subterrâneas, etc.). 


De acordo com a Associação Mundial da Água (IWA), a água produzida através da dessalinização da água do mar responde hoje a 1% das necessidades mundiais. 

No entanto, na bacia do Mediterrâneo,  na Califórnia, no países do Golfo,  na Austrália, na África do Sul, etc., o abastecimento de água a cerca de 300 milhões de pessoas já depende desta solução. 

Para estas regiões a dessalinização representa um impacto positivo na saúde pública, no dinamismo do território e até no desenvolvimento económico.

O mercado da dessalinização é hoje maioritariamente municipal. Ainda assim, um número crescente de empresas de âmbito industrial já estão a recorrer a estas tecnologias.

Quem são os nossos clientes?

Municípios e indústrias.


A nossa solução

A Veolia apoia as cidades e as indústrias em todo o mundo na implementação das mais adequadas estratégias de dessalinização. Existem duas tecnologias possíveis para a dessalinização: destilação (conhecida como dessalinização térmica) ou membranas. Estes dois processos podem ser conciliados em unidades híbridas. A Veolia é o único player no mundo a dominar esta área de especialidade.

A ÁGUA É PRIMEIRO RECOLHIDA NO MAR, SEGUINDO DEPOIS UM PROCESSO DE FILTRAÇÃO COM VÁRIAS ETAPAS, PRÉVIAS À DESSALINIZAÇÃO. 

Veolia supports municipalities and industries throughout the world in the A Veolia apoia as cidades e as indústrias em todo o mundo na implementação das mais adequadas estratégias de dessalinização. Existem duas tecnologias possíveis para a dessalinização: destilação (conhecida como dessalinização térmica) ou membranas. Estes dois processos podem ser conciliados em unidades híbridas. A Veolia é o único player no mundo a dominar esta área de especialidade.

A água é primeiro recolhida no mar, seguindo depois um processo de filtração com várias etapas, prévias à dessalinização:
 → Na dessalinização térmica, o sal e a água são separados através de vários ciclos de evaporação
→  Na dessalinização por membranas a filtração recorre a um processo de osmose inversa , que consiste em sujeitar a água a alta pressão através de uma membrana que retém até 95 % das partículas de sal e 99% das impurezas.

A água dessalinizada segue então várias fases de pós-tratamento nas quais é remineralizada e desinfetada.

Com uma capacidade total de tratamento de aproximadamente 13 milhões de m3 de água por dia, em mais de 2.300 instalações em 108 países, a Veolia é líder mundial em dessalinização.

Com uma capacidade total de tratamento de aproximadamente 13 milhões de m3 de água por dia, em mais de 2.300 instalações em 108 países, a Veolia é líder mundial em dessalinização.

Explorar um recurso inesgotável

Garantir a continuidade do acesso a recursos hídricos

Assegurar a saúde pública e qualidade de vida