Digitalização aplicada à otimização da recolha de resíduos

A inteligência dos serviços (Smart services) está a revolucionar a gestão das cidades, que se torna mais eficiente. Para apoiar os municípios e entidades gestoras na sua transformação digital, a Veolia desenha soluções inteligentes de recolha de resíduos – por exemplo introduzindo sensores eletrónicos e automatizando gradualmente os processos. 


Mais de metade da população mundial vive hoje em cidades e zonas urbanas – que são responsáveis por 80% das emissões de gases com efeito estufa.

É essencial reduzir a pegada ambiental das cidades, torná-las mais atrativas, preservar a qualidade de vida dos seus habitantes e assegurar serviços públicos eficientes.

Neste contexto, a gestão inteligente dos resíduos, com recurso à digitalização, é uma prioridade para muitos municípios. É um processo que ajuda a reorganizar a forma como os espaços urbanos são usados e promove um modelo de governança integrador, assente numa relação mais próxima e aberta entre stakeholders.
A Veolia tem desenvolvido soluções smart capazes de melhorar o controlo dos fluxos de resíduos e capacitar os munícipes e as empresas locais a contribuir positivamente para uma gestão mais sustentável dos resíduos. 


 

Quem são os nossos clientes?

Cidades e entidades gestoras.


A nossa solução

 

A solução da Veolia para uma recolha de resíduos mais inteligente assenta numa rede de sensores -  que controlam os níveis de enchimento e chips de identificação - instalados nos contentores. 

Também as entidades envolvidas - do operador de recolha ao município - têm a possibilidade de antecipar novos modelos de organização dos serviços, para um melhor desempenho operacional, eficiência de custos e impactos ambientais e sociais. 

São muitos os benefícios. Por um lado, a rastreabilidade dos fluxos reforça a confiança entre os operadores de resíduos e os seus clientes e utilizadores, promovendo também uma abordagem mais sustentável da gestão dos resíduos, baseada numa melhor gestão do território e num maior diálogo com os vários atores locais. A par de aspetos como a otimização das rotas, a implementação de soluções inteligentes de resíduos contribui ainda para a adoção de melhores práticas de separação e deposição de resíduos por parte da população.

A gestão remota da informação recolhida e compilada pelo sistema permite a otimização das rotas e dos fluxos. 

Melhor desempenho

Otimização de custos

Maior sensibilização e consciencialização