Eficiência energética

Solução

A compra de energia e matérias primas, cujos preços podem variar significativamente, representa o maior custo operacional para as indústrias.  


Todas as indústrias consomem energia em várias etapas da cadeia de fornecimento. A energia está no centro dos processos de produção.

Com a flutuação de preços e disponibilidade energética, a maioria das empresas transformadoras procuram um parceiro no qual possam confiar a conceção, construção e operação de instalações e serviços energéticos. 

Gerir as necessidades energéticas nas suas unidades produtivas, reduzir as emissões de CO2 , assegurar que os processos produtivos e subprodutos deles resultantes cumprem integralmente a qualidade, as normas ambientais e regulatórias e ao mesmo tempo lidar com o aumento dos custos operacionais  são os principais desafios do dia a dia da indústria transformadora. A Veolia trabalha com os mais diversos setores industriais de forma a ajudar os seus clientes a serem mais competitivos e sustentáveis.


Quem são os nossos clientes?

Indústrias 


A abordagem Veolia

Uma visão integrada, uma abordagem integrada.

 

A eficiência energética ocupa um papel cada vez mais importante na competitividade da indústria transformadora. Maior consciencialização dos fatores ambientais, como por exemplo a redução das emissões de carbono, e a flutuação dos custos com os combustíveis têm motivado maior foco no consumo energético.

ESPECIALISTA EM ENERGIA, A VEOLIA APOIA A ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ANÁLISE AOS SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS E RESPETIVOS CONSUMOS ENERGÉTICOS, DE FORMA A PROMOVER A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E A REDUÇÃO DE CUSTOS. 

A Veolia tem experiência em todas as componentes da gestão energética de infraestruturas, desde a conceção, à construção, operação e manutenção, tendo sempre como prioridade dar resposta às necessidades energéticas dos seus clientes, num contexto de redução de consumos e de custos.

A Veolia faz a gestão de sistemas de vapor, calor, ventilação, arrefecimento, ar condicionado, ar comprimido, vácuo, cogeração, conciliando a produção de energia com a eficiência energética.  

A Veolia realiza auditorias energéticas às instalações tendo em vista identificar as áreas com potencial de melhoria, dando origem a um plano de beneficiação da instalação, complementado por um plano de manutenção adequado e pela monitorização dos consumos energéticos.

Os Hubgrade Veolia, centros de monitorização de energia, permitem a preparação de relatórios que identificam oportunidades para poupança de energia e redução de custos.

Hubgrade

As ferramentas digitais podem ser grandes aliadas da gestão inteligente da informação para incremento da eficiência operacional, com expressão significativa ao nível da redução de consumos energéticos.

É o que permite a solução Hubgrade by Veolia, Centro de Monitorização Inteligente de Eficiência na utilização de Recursos, que alia a monitorização, em contínuo e remotamente, dos principais KPIs operacionais da instalação, definidos em conjunto com o cliente, com a competência dos analistas Veolia, que propõe planos de melhoria e eficiência operacional. 

Em Portugal, a Veolia encontra-se neste momento a implementar um importante projeto de digitalização para a eficiência operacional e energética na indústria do setor dos alimentos e bebidas, um projeto com recurso ao Hubgrade que irá permitir a monitorização em permanência dos ativos, supervisionado por uma equipa de analistas e peritos na área de gestão de recursos por forma a otimizar os processos e consumos, bem como a deteção precoce de problema e anomalias.

 

 

Melhoria do desempenho e fiabilidade dos ativos

Gestão remota da energia

Redução de custos e da pegada ambiental