Bem-estar para colaboradores, utentes e visitantes
Antecipação de questões sociais relacionadas com a qualidade do ar
Estímulo de capacidades cognitivas
Melhoria de ventilação dos espaços
Conformidade com os regulamentos
Impacto ambiental reduzido
HOJE Cada ser humano inspira, em média, 8,640 litros de ar/ dia. Cada ser humano bebe, em média, 1 a 2 litros de água/ dia. Escolhemos a água que bebemos, mas não o ar que respiramos.
AMANHÃ A permanente monitorização da qualidade do ar interior será uma realidade. Para garantir o bem-estar e conforto, assim como a confiança na qualidade do ar que respiramos, nos locais que frequentamos.
Porquê preocupar-me com a Qualidade do Ar Interior?
Segundo a Organização Mundial de Saúde , o ar interior pode estar até 8 vezes mais poluído que o ar exterior. Uma qualidade do ar interior (QAI) insuficiente está na origem de muitos e diferentes problemas. Nos edifícios de escritórios, pode levar a quebras de produtividade e até mesmo a absentismo. Em edifícios comerciais e de lazer, como centros comerciais e salas de espetáculo e cinemas, a quebras de visitas e audiências e consequentemente redução de vendas. Em ambiente hospitalar, o ar viciado gera risco para o aparecimento de infeções graves.
Em contexto de pandemia por COVID-19, o acompanhamento da qualidade do ar interior nos edifícios assume especial relevância em duas principais vertentes. Primeiro, na garantia da sua qualidade no final das operações de desinfeção. Segundo, na sua permanente monitorização, conferindo maior tranquilidade aos utilizadores nesta fase de maior suscetibilidade perante o vírus.
O RECS/ Decreto-Lei n.º 118/2013, conjuntamente com a Portaria n.º 353-A/2013, de 4 de dezembro, estipulam as exigências em matéria de QAI, assim como a metodologia para a realização das análises à sua qualidade em Grandes Edifícios de comércio e Serviços (GES). Não tendo ficado definida uma periodicidade específica para as auditorias, cumpre ao proprietário garantir que os valores de microbiológicos e físico-químicos presentes se encontram conforme os máximos admissíveis.
A solução Veolia
Especialista em qualidade do ar, a Veolia apoia os seus clientes na otimização do desempenho operacional e ambiental das instalações de forma a melhorar a saúde, o conforto e o bem-estar dos seus utilizadores.
A Veolia dispõe de uma solução de monitorização da qualidade do ar interior que permite a supervisão online dos principais poluentes do ar interior (CO2 , COVs, temperatura e humidade). Este sistema pode ser integrado na solução Hubgrade , ficando a informação relativa a consumos de recursos e da qualidade do ar interior disponível numa única aplicação, acessível em tempo real através de uma plataforma Cloud.
Desta forma, torna-se possível ajustar o funcionamento dos equipamentos em função dos dados recolhidos e em caso de desvio atuar de imediato por forma a garantir uma boa QAI com custos otimizados. A possibilidade de acesso online aos dados por parte do cliente contribui para a transparência na informação e uma tomada de decisão consistente.
A solução Veolia para a qualidade do ar interior é assegurada em três fases:




Sede da Veolia Portugal
Paço de Arcos, Lisboa
Sistema de monitorização da qualidade do ar interior, integrado na solução Hubgrade.

Comunidade escolar de Raincy
França
Projeto de monitorização da qualidade do ar interior com o objetivo de fazer de Raincy a primeira cidade francesa a garantir 100% de ar não poluído nas salas de aula.