Valorização de biosólidos resultantes do tratamento das águas residuais

Solução

Hoje, maximizar a valorização dos subprodutos resultantes do tratamento das águas residuais é um grande desafio para os responsáveis pela gestão e operação de ETAR - Estações de Tratamento de Águas Residuais. No contexto da promoção da economia circular, a Veolia desenvolveu uma solução que transforma as lamas geradas nesse processo num novo recurso - biogás para valorização energética.


As lamas resultantes do tratamento das águas residuais são valorizadas para produção de biogás através de processos de hidrólise térmica e digestão anaeróbia.
 
Transformar lamas em biogás (que por sua vez é fonte de energia verde) atribui um novo valor a materiais que de outra forma podem ser prejudiciais para o ambiente. É também uma forma de  reduzir o consumo de combustíveis fósseis e por essa via contribuir para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera. 

Para as entidades gestoras de tratamento de águas residuais e indústrias que possuem este tipo de instalação, a conversão das lamas de ETAR em biogás representa, para além do cumprimento da legislação ambiental sobre o tipo de encaminhamento a dar a esse subproduto,  um benefício económico, por via da redução da fatura elétrica, utilizando a energia produzida neste processo para consumo interno, ou injeção na rede local. 


Quem são os nossos clientes?

Entidades gestoras e indústrias.


A nossa solução

Ambas as soluções combinam a hidrólise térmica com a digestão anaeróbia, funcionando uma em contínuo e a outra quando ativada.
Exelys™ e Bio Thelys™ garantem uma performance superior quando comparadas com a digestão convencional, otimizando o tratamento das lamas com a produção:

→ Menos 25 a 35% de matéria seca
→ Mais 30 a 50% de biogás
→ Inodoro
→ Digestão estável e higiénica, controlando riscos para  a saúde e assegurando o potencial uso agrícola em segurança.

Estas duas tecnologias tratam todo o tipo de lamas - orgânicas, industriais,  municipais - assim como gorduras.  Podem ser combinadas com outras soluções Veolia para o tratamento de lamas, como por exemplo de secagem deste tipo de subprodutos.

A Veolia oferece várias soluções tecnológicas para o tratamento e valorização energética das lamas de ETAR,  nomeadamente as soluções Exelys™ e Bio Thelys™.

Redução da pegada ambiental

Solução alternativa aos combustíveis fósseis

Fonte de receita complementar