SWARM

Controlo e monitorização da segurança dos recursos hídricos

A atividade humana tem vindo a colocar os recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, sob uma pressão crescente, quer em termos quantidade, quer de qualidade.

A urbanização, por exemplo, representa uma forte concentração da procura de água para satisfazer as necessidades das populações e também uma proliferação de variações súbitas e significativas da sua qualidade: derrames acidentais, problemas de escoamento em dias chuvosos, inundações, etc.

Acrescem os impactos das alterações climáticas que se traduzem numa intensificação de fenómenos de poluição sazonal e crónica: proliferação de algas, descargas não controladas causadas por chuvadas intensas, ... A monitorização da qualidade dos recursos hídricos é muitas vezes insuficiente para permitir uma gestão preventiva destas situações críticas e dessa forma agilizar a sua resolução.

Neste contexto, é essencial uma monitorização contínua dos recursos hídricos e, em particular, das águas superficiais cuja proteção é hoje crucial, não apenas numa lógica de preservação dos nossos ativos, mas também da qualidade de vida das pessoas, da saúde pública, da segurança do abastecimento de água às populações.

 

A qualidade da água para consumo depende da qualidade da sua origem, independentemente de ser um rio ou uma albufeira, por isso, monitorizar e preservar a qualidade do recurso hídrico a montante da sua captação para produção de água para consumo é uma tarefa crítica para as entidades gestoras de hoje.

A solução SWARM permite:

• Proteger as águas superficiais 

• Detetar rapidamente variações na qualidade da água 

• Limitar os impactos de qualquer tipo de poluição 

• Proteger e informar as comunidades afetadas por uma eventual situação de contaminação

• Identificar riscos e pontos críticos que possam ter impacto nos recursos hídricos de uma região

• Capacitar para uma estratégia quantitativa e qualitativa de gestão dos recursos 

 


SWARM é uma solução inovadora e eficaz para monitorizar os recursos hídricos superficiais

Para dar resposta a esta necessidade de monitorização e controlo do estado das águas superficiais surge o serviço de monitorização SWARM. A solução consiste em bóias equipadas com soluções de medição, processamento de informação e comunicação da informação recolhida em tempo real, de simples operacionalização e manutenção e passíveis de serem utilizadas em diversos locais e necessidades, o que a torna também uma opção economicamente atrativa.

As bóias podem ser instaladas diretamente e facilmente em qualquer massa de água superficial ou curso de água. 

A solução permite medir  vários parâmetros essenciais para a monitorização da qualidade dos recursos hídricos: condutividade, temperatura, velocidade, profundidade, oxigénio dissolvido, turvação e carga orgânica. Equipadas com um sistema GPRS ou de comunicação rádio, as bóias SWARM são autossuficentes energeticamente graças a uma combinação da energia solar e do vento. 

Combinada com informação meteorológica, os dados fornecidos pela solução SWARM são excelentes indicadores da qualidade da água na origem. Permite também antecipar eventos como a eflorescência de algas e adaptar o tratamento da água tendo em vista a sua produção para consumo humano.

A solução SWARM foi desenhada para ser adaptável, flexível e modular, de forma a poder ser utilizada em diferentes contextos operacionais. O seu formato compacto facilita a sua instalação e reduzida manutenção. Não carece de projeto de engenharia, fonte de energia ou reagentes químicos.