5 Compromissos com a transformação ecológica em 2021

imagem: gettyimages

 

É altura de nos focarmos na recuperação e reconstrução de um futuro melhor.  De garantir que as nossas empresas e as nossas cidades serão mais resilientes, inclusivas e sustentáveis. De preparar o caminho para que Portugal cumpra em 2050 o compromisso que assumiu com a Neutralidade Carbónica.

Por onde começar?

Nós podemos ajudar. 

 

 

 

Melhore as suas taxas de reciclagem 

Muitos dos resíduos não perigosos gerados nas empresas, equiparados a urbanos, como por exemplo as misturas de plástico, madeira, papel, orgânicos, podem ser reciclados.  A sua valorização contribui para melhorar os indicadores de sustentabilidade das empresas que decidem assumir esse compromisso e reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para aterro, com benefícios para a qualidade do ambiente e de vida. 

É certo que para isso é importante garantir na origem uma separação adequada desses resíduos, mas nisso podemos ajudar, através dos nossos serviços de gestão integrada de resíduos, com instalação dos equipamentos mais adequados e recurso a equipas, permanentes quando necessário, de técnicos especializados na recolha de resíduos.

 

Reduza os seus consumos de energia

Reduzir consumos de energia é uma parte fundamental num roteiro para a neutralidade carbónica. Compreender os seus consumos - volumes e aplicações - é crucial. O nosso sistema Hubgrade permite monitorizar esses dados e identificar as áreas onde pode melhorar a sua eficiência energética. E depois de compreender bem os seus consumos pode também introduzir inteligência nos seus sistemas, em aspetos como a iluminação ou a climatização,  de forma a usar apenas a energia que realmente é necessária. 

Faça um uso mais eficiente da água

Com a escassez de água a tornar-se uma preocupação crescente da qual Portugal não é imune, é crucial olhar para as formas como o seu negócio pode melhorar a eficiência no uso da água.  Identificar e resolver perdas de água nos processos ou na rede, melhorar a qualidade do tratamento das águas residuais tendo em vista o seu reaproveitamento, analisar soluções inovadoras de reutilização e reciclagem de água tendo em vista a sua circularidade - em conjunto podemos avaliar e conceber a melhor solução. 

 

Explore o seu potencial de economia circular 

O potencial de valorização dos resíduos e da sua reintrodução nas cadeias produtivas é muitas vezes inexplorado pelas empresas.  Os resíduos produzidos pelas suas atividades podem ser tratados e transformados em novos recursos para serem utilizados novamente nos seus processos produtivos ou vendidos a outras empresas que os pretendam incorporar. Nós podemos ajudar a encontrar essa circularidade no seu negócio e encontrar novos destinos de valorização.

Além disso, a economia circular não se resume à valorização de resíduos: encontramo-la na reutilização das águas residuais e mesmo na produção de energia, como acontece com a cogeração, em que o calor residual produzido na geração de eletricidade é recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água, produção de vapor e até em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).  Confuso? Confira no artigo ao lado.

Construa o seu roteiro para a neutralidade carbónica

Este desafio junta todos os compromissos de que falámos anteriormente. Consiste numa análise que permita uma visão integrada do tema:

- fazendo uma abordagem inteligente da energia, que harmonize soluções de eficiência energética com a produção de energia sem emissões de CO2 (solar, eólica, energia produzida a partir de resíduos,...) e ainda  a captura de CO2 para mitigar as emissões geradas pelos combustíveis fósseis. Com o digital a apoiar os processos de decisão;

- melhorando o uso eficiente da água, estudando o seu potencial de reutilização e, claro, assumindo o compromisso de que a devolução dos efluentes ocorre em condições ambientalmente seguras;

- reduzindo a produção de resíduos ao máximo e maximizando a valorização dos resíduos produzidos, incorporando soluções de circularidade e educando e sensibilizando os colaboradores, os utilizadores, a sociedade em geral;

- compatibilizando todas essas eficiências com o bem estar das pessoas nas suas instalações: qualidade do ar, conforto térmico e de iluminação, higiene adequada dos espaços;

- e tendo em conta outros impactos na envolvente da sua atividade, quer ao nível da mobilidade, das cadeias de fornecimento, dos impactos nos ecossistemas  naturais e comunidades vizinhas.

Em todas estas vertentes a Veolia, através da sua oferta integrada - Água, Energia e Resíduos - dispõe de soluções e competências para estar ao seu lado rumo à transformação ecológica.

 

#paraoplaneta   #paraaretoma   #paraaspessoas