Hospital São João

Trigeração

O DESAFIO

Em grandes edifícios, como é o caso dos hospitais, as necessidades energéticas vão muito para além da eletricidade. O vapor, o aquecimento de água e a produção de frio são também recursos importantes e para gerá-los é preciso energia.  Produzir essa energia de forma mais eficiente e ambientalmente sustentável era o grande desafio, que conduziu a um ambicioso projeto de desenho, financiamento, construção e O&M para operar a maior cogeração em ambiente urbano para uma unidade de saúde em Portugal, fornecendo calor, água fria e vapor para o hospital, e energia elétrica para a rede.

 

A SOLUÇÃO

As unidades de cogeração produzem de forma combinada energia térmica e energia elétrica, a partir de uma única fonte combustível. São por isso energeticamente mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis. Se a este processo for ainda adicionado um sistema de absorção (através de chillers) é também possível produzir frio. A este sistema chamamos trigeração - 3 energias geradas. Estes sistemas são de grande fiabilidade e elevada performance económica e ambiental.

A Veolia Portugal tem uma experiência de mais de 20 anos na conceção, construção, operação e manutenção de sistemas de cogeração e trigeração, quer em contexto industrial, quer em grandes edifícios de serviços, onde se destaca a área da saúde.

O caso da central de cogeração do Hospital de São João é emblemático. É uma das maiores unidade do género da Europa em ambiente hospitalar, sendo responsável por fornecer vapor, água quente e água fria ao hospital e ainda eletricidade à rede. 

O sistema de trigeração é composto por 3 motores de combustão a gás natural, com uma potência elétrica total de 7,3 MW.

 

produz eletricidade suficiente para 15 mil famílias

evita a emissão de 10.600 toneladas de CO2 anualmente

total energia térmica produzida 36 GWh

 

BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE

A solução Veolia (unidade de trigeração) permitiu a racionalização do consumo de energia, contribuindo para minimizar o impacto ambiental do Hospital através da redução das emissões de gases com efeito de estufa, em consonância com as recomendações do governo e dos acordos europeus nessa área. Integrou, também, a transição do sistema de queima, de um combustível altamente poluente, como a nafta, para o gás natural, e ainda a requalificação do espaço ocupado pela central.

Performance Ambiental

Redução da pegada carbónica associada à produção de energia. Estas unidades podem utilizar como fonte combustível o gás natural, mas também fontes renováveis e de base local, como a biomassa florestal e o biogás de resíduos, contribuindo para a descarbonização e o desenvolvimento sustentável

Performance Social

Garantindo um fluxo contínuo e de alta qualidade  de energia térmica e elétrica, a cogeração e trigeração promove uma maior eficiência e fiabilidade do fornecimento de energia. Por esse motivo são soluções especialmente indicadas para hospitais - incluindo a sua utilização como unidades de back-up e emergência

Performance Económica

Maior rendimento quando comparadas com as unidades convencionais, nas quais o calor e a eletricidade são produzidos de forma separada. A cogeração permite poupar mais de 10% de energia primária, assim como valorizar a eletricidade  gerada - para venda à rede ou autoconsumo

 


Garantir a temperatura ambiente adequada nas várias salas e nos diferentes serviços hospitalares é um dos principais contributos das nossas equipas residentes no Edifício de Energia do Hospital de São João, no Porto, cuja central de trigeração é operada e mantida pelo ACE, Such-Veolia.

A garantia de climatização é essencial porque contribui para satisfazer as necessidades de conforto térmico a todos os operacionais hospitalares e seus utentes, tão importante para que haja o necessário foco dos serviços prestados por todos estes técnicos aos doentes. Também fornecemos o vapor que garante o abastecimento de água quente sanitária na temperatura desejada, bem como a esterilização de equipamentos, ferramentas de cirurgia, entre outros e a energia para a elaboração das refeições no Hospital.

José Carlos Antunes, Operador da Central Trigeração

 


O que é uma Central de Trigeração?

A cogeração é um processo de produção combinada de energia térmica e de energia elétrica, num sistema integrado, a partir de uma única fonte de combustível (neste caso, gás natural). O calor produzido é neste caso recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água e em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).

 

 

DADOS DO CONTRATO

Local: PORTO

Âmbito: Central de Energia Térmica e Elétrica - CHP Combined Thermal and Power

Duração: 15 anos - desde março 2011 (em curso)

Tipo de Contrato: Cogeração 

 

SETOR DE ATIVIDADE

Serviços de Energia para Edifícios - Saúde

 

COMPETÊNCIAS VEOLIA NA ÁREA DA SAÚDE

Engenharia e Instalação

Manutenção Integrada

Produção de energia e eficiência energética

Tratamento de água 

Controlo da Qualidade da Água

Das maiores unidades CHP em ambiente hospitalar da Europa

Foco total na segurança das pessoas e da instalação

Redução da pegada carbónica associada à produção de energia